Avançar para o conteúdo principal

O reino de Deus

A liturgia da palavra deste domingo, 16º do tempo comum, fala de dois temas principais, que acabam por ser complementares: primeiro é o modo como Deus age; e o segundo é como o reino de Deus cresce no mundo.
A primeira leitura apresenta o rosto de Deus de uma maneira muito interessante. O livro de Sabedoria diz-nos: “Vós, o Senhor da força, julgais com bondade e governais-nos com muita indulgência.” Aqui vemos apresentado o rosto amoroso de Deus. Deus que perdoa, que acolhe, que protege. Deus que cuida de cada um de nós. Este é o rosto materno de Deus, carinhoso, bastante diferente da maior parte do antigo testamento que apresenta um Deus que castiga, Deus forte, poderoso. Deus é forte, é justo, é poderoso, mas trata toda a gente com doçura, com carinho, com mansidão. Este é o rosto de Deus revelado também por Jesus Cristo como veremos no evangelho, e é o rosto de Deus apresentado na segunda leitura. Paulo escreve aos Romanos que Deus vê o íntimo dos nossos corações, Deus conhece as nossas mais profundas necessidades e envia o seu Espírito para guiar-nos e conduzir-nos. “O Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza”, escreve o apóstolo.
Hoje vemos na liturgia um Deus amoroso, um rosto materno de Deus, mas um Deus que age na história constantemente. É na história, na sociedade, que o seu Reino cresce e mostra seus frutos. Isso é o que lemos no evangelho de Mateus. O evangelho de hoje continua a temática do último domingo, onde vimos a parábola do semeador. Cada terreno ou cada pessoa produz o fruto à sua maneira, em alguns a semente seca, mas em outros dá cem por um. Hoje temos três novas parábolas sobre o Reino. Todas elas revelam que o Reino de Deus cresce no mundo em meio aos conflitos.
Jesus usava muito as parábolas, esta era a sua pedagogia, o modo como gostava de falar ao povo. Isso porque as parábolas tocam o coração das pessoas, elas transmitem ensinamentos profundos de uma forma simples, com que toda gente entenda. O ensinamento que as parábolas do evangelho hoje trazem é a resposta à questão: como é o reino de Deus? Uma curiosidade de todos. Jesus diz-nos: “O reino dos Céus pode comparar-se a um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio o inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi-se embora… O reino dos Céus pode comparar-se ao grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo… O reino dos Céus pode comparar-se ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado…”
O objectivo destas parábolas é responder às mesmas perguntas que incentivaram a redacção do livro da Sabedoria, na metade do século 1 a.C. Se Deus é justo, como ele permite que exista tanta injustiça e desigualdade no mundo? No livro de Sabedoria eram os judeus da diáspora que questionavam. Aqui são os discípulos. Mas certamente muitos de nós já se fez esta pergunta várias vezes: “Se Deus é justo, como ele permite que exista tanta injustiça e desigualdade no mundo?”
Na hora certa, no dia da colheita, a divisão será feita, explica-nos Jesus. Agora é cedo, pois não se sabe ao certo o que é o joio e o que é o trigo. Ao arrancarmos o joio podemos também jogar fora o trigo. As estruturas do mal crescem juntas com as do Reino. É preciso reconhecê-las para poder eliminá-las. O discípulo de Jesus é o bom semeador, não é o inimigo. O discípulo deve semear a justiça no mundo. Aos discípulos não cabe fazer justiça com as próprias mãos, mas sim semear. Semear a justiça, semear o amor, semear o perdão, semear a paz.
As parábolas que lemos no evangelho serviram para fazer a comunidade de Mateus reflectir sobre a sua prática cristã e serve hoje para cada um de nós reflectir sobre as nossas acções no mundo. Como devo agir? Como mostrar que sou trigo? A primeira e a segunda leitura dão dicas importantes: agir com justiça, com misericórdia, cuidar das pessoas como Deus cuida de nós. Devemos agir com amor.

“Quem tem ouvidos, ouça”, diz-nos Jesus. E quem ouve, põe a palavra em prática. Vive a palavra. Por isso cabe a nós agir para a construção do Reino. Devemos semear.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dinamismo della santità

La santità è la nostra vocazione principale (come battezzati), è l'essenza della vita cristiana. Essere cristiano vuol dire essere chiamato alla santità. Di questo ci ricorda Gesù che dice ai discepoli: " Siate voi dunque perfetti come è perfetto il Padre vostro celeste " (Mt 5,48); e Paolo che scrive: "Scrivo a tutti voi che siete a Roma e che siete amati da Dio e chiamati alla santità" (Rm 1,7) e "[Cristo] ci ha salvati e ci ha chiamati con una vocazione santa" (2 Timoteo 1,9 - cfr 1Ts 3,13; 4,7; 1Cor 1,2). Nel corso della storia abbiamo molti esempi di santità. Uomini e donne che hanno vissuto questa vocazione cristiana alla perfezione, che hanno vissuto in profondità il Vangelo. Erano persone normali come ognuno di noi, ma hanno vinto tutti i suoi limiti per servire Dio e rispondere alla chiamata alla santità. Come ricorda bene il generale nella sua lettera, “la santità non è lontana dalla vita delle persone comuni”. Ritornando alla questi

Do descarte ao acolhimento

  No seu vídeo do mês de setembro, o Papa Francisco apresenta e questiona algumas contradições do nosso tempo, convidando-nos a rezar pelos “ invisíveis ” da sociedade.  O Papa chama a atenção de todos nós para um problema histórico, mas que tem se agravado na sociedade contemporânea:  a indiferença . Ao mesmo tempo em que o ambiente digital e as novas formas de comunicação, sobretudo as redes sociais, permitem uma superexposição de pessoas e situações, por outro lado essas mesmas redes excluem tudo o que considera “desagradável”, feio, pouco atrativo. Tratam com indiferença um grupo muito grande de pessoas, por não serem “comercialmente interessantes”. No seu vídeo do mês, o Papa indica categorias de pessoas que se tornaram invisíveis por questão de pobreza, dependência, doença mental ou deficiência, mas se pensarmos bem existem tantas outras pessoas excluídas dos perfis digitais maquiados e inflados por diversos estratagemas comerciais a fim de atrair e cativar. Superexposição, de um

32º domingo comum - 9 novembro

Bem-vindos ao meditar a palavra do trigésimo segundo domingo do tempo comum, dia em que a liturgia destaca o tema da vigilância. Diversas vezes ouvimos na sagrada escritura o tema da espera vigilante: não sabemos nem o dia nem a hora que Cristo voltará. No evangelho deste domingo o evangelista Mateus apresenta uma pequena parábola para nos ajudar a reflectir sobre o assunto: há dez virgens a espera do noivo para poder entrar no banquete, cinco são prudentes e cinco são imprudentes. O que significa isso? Recordemos que este trecho do evangelho está inserido no chamado discurso escatológico, o quinto e último dos grandes discursos apresentados por Mateus. Os textos dos próximos domingos também tratarão do mesmo tema, a enfatizar os talentos e o juízo final. Esta parte do evangelho trata da nova vinda de Cristo, que era esperada pelos primeiros cristãos para breve, eminente, próxima. Após a ascensão, todos esperavam a vinda gloriosa e a instauração do reino no mundo. Como esta volta de Cr