Avançar para o conteúdo principal

O poder da Palavra de Deus

A liturgia de hoje, 15º domingo do Tempo Comum, reserva-nos um tema muito especial, que é a reflexão sobre o poder da Palavra de Deus. Inúmeras vezes ouvimos dizer que a “palavra” é viva e eficaz, e de facto assim o é. No nosso quotidiano já fazemos experiência de quão importante é a palavra, que ao mesmo tempo pode libertar ou ferir. Algo poderoso depende sempre do modo como o utilizamos, e isso vale também para a palavra: a nossa palavra e a palavra de Deus, que recebemos principalmente através da Bíblia.
Logo na primeira leitura o profeta Isaías recorda-nos que nenhuma palavra voltará para Deus sem cumprir a sua missão no mundo. Vemos o quanto a palavra de Deus é transformadora. Como a água que fecunda os campos e possibilita que os frutos cresçam, assim também é a palavra, que fecunda o ser humano, nutre o nosso ser, transforma-nos interiormente e por isso possibilita que tenhamos uma ação completamente nova, inspirada, altruísta. Isaías faz-nos pensar também no poder e na necessidade da evangelização hoje. Deus conta com cada um de nós, seus discípulos, para proclamar a Sua palavra no mundo, no ambiente onde vivemos, no nosso meio familiar, entre amigos, no trabalho, nos locais de convívio. Evangelizar é acima de tudo dar testemunho, e dar testemunho da palavra que ouvimos e meditamos. Não devemos ter medo de repetir a palavra que recebemos, de passar adiante, de anunciar o evangelho de Cristo. Guardar esta riqueza somente para nós é egoísmo, pois estamos privando outras pessoas de serem transformadas, de também elas produzirem muitos frutos.
A palavra de Deus é também um conforto, como podemos ver na carta de Paulo aos Romanos. Muitas vezes a mensagem Bíblica pode trazer força para superarmos momentos de dificuldade, ou iluminar o nosso caminho na superação de situações delicadas. Paulo encoraja a comunidade, que certamente enfrenta a perseguição e a oposição dos adversários, com a certeza de que Deus cumpre sempre a sua palavra e no último dia nos acolherá em seu reino. Deus se revelou no antigo testamento através da sua palavra e de modo definitivo através do Verbo encarnado, Jesus Cristo, seu Filho. E esta revelação mostra também como é de facto o ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. A nossa revelação definitiva acontece assim quando estamos em plena comunhão com Deus, libertos de tudo o que é material.
No evangelho temos uma das mais belas parábolas de Jesus, que mostra exatamente o efeito e o poder da Palavra. É uma das poucas parábolas que trazem em si uma interpretação, servindo assim de chave-de-leitura para todas as demais parábolas e para todo o conjunto dos evangelhos. Nesta parábola compreendemos principalmente porque Jesus utilizou este recurso linguístico para interagir com os seus interlocutores. Ele próprio diz-nos que fala em parábolas para que as pessoas vejam sem ver, e ouçam sem ouvir. Para que as pessoas sejam tocadas e transformadas pela palavra sem precisar compreender a sua totalidade.
Jesus profere esta parábola num contexto específico, o conflito com as lideranças político-religiosas, mas ela reflecte ao menos três realidades bastante claras. A primeira é que Jesus, a palavra encarnada, é o primeiro e principal semeador. Ele veio ao mundo para semear o reino e fazê-lo crescer entre nós. Alguns não o ouviram, outros foram sufocados, e poucos o seguiram, mas o seu reino cresceu, e cresce continuamente.
O segundo momento é o tempo em que Mateus redige o seu evangelho. A comunidade enfrenta muitos conflitos e fracassos. A fé tem uma forte oposição que impedem o reino de crescer, mas nada impede que a semente continue a ser lançada e cumpra o seu papel.
O terceiro momento é o hoje. Nós devemos ser os semeadores. Assim como os apóstolos ao conhecerem os mistérios do reino sentiram-se obrigados a proclamá-lo ao mundo, nós, hoje, ao sermos tocados pela palavra, devemos proclamá-la ao mundo de todas as formas possíveis.
Todos somos terrenos férteis. O que impede a semente de frutificar não é a pessoa que a recebe, mas o contexto externo: as aves, os espinhos, as pedras. São pessoas e estruturas externas que impedem o crescimento do reino e que a justiça se estabeleça no mundo. Por isso devemos combater estas estruturas e impedir que elas interfiram na nossa vida de fé. Devemos vencer a superficialidade que impede a semente do reino de criar raízes. Devemos vencer a pressão da sociedade laicizada e a oposição dos que não são cristãos. Devemos vencer as tentações da riqueza e do poder que nos sufocam. Devemos vencer o egoísmo que nos torna estéreis.
Como a chuva que vem do céu ou a semente que cai em terreno fértil, o Reino vai frutificar e não ficará sem efeito. O tempo que isso levará depende da nossa caminhada na fé e maturidade espiritual. Depende apenas de como reagimos às muitas oportunidades que Deus nos dá de nos tornarmos férteis e produtivos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dinamismo della santità

La santità è la nostra vocazione principale (come battezzati), è l'essenza della vita cristiana. Essere cristiano vuol dire essere chiamato alla santità. Di questo ci ricorda Gesù che dice ai discepoli: " Siate voi dunque perfetti come è perfetto il Padre vostro celeste " (Mt 5,48); e Paolo che scrive: "Scrivo a tutti voi che siete a Roma e che siete amati da Dio e chiamati alla santità" (Rm 1,7) e "[Cristo] ci ha salvati e ci ha chiamati con una vocazione santa" (2 Timoteo 1,9 - cfr 1Ts 3,13; 4,7; 1Cor 1,2). Nel corso della storia abbiamo molti esempi di santità. Uomini e donne che hanno vissuto questa vocazione cristiana alla perfezione, che hanno vissuto in profondità il Vangelo. Erano persone normali come ognuno di noi, ma hanno vinto tutti i suoi limiti per servire Dio e rispondere alla chiamata alla santità. Come ricorda bene il generale nella sua lettera, “la santità non è lontana dalla vita delle persone comuni”. Ritornando alla questi

Do descarte ao acolhimento

  No seu vídeo do mês de setembro, o Papa Francisco apresenta e questiona algumas contradições do nosso tempo, convidando-nos a rezar pelos “ invisíveis ” da sociedade.  O Papa chama a atenção de todos nós para um problema histórico, mas que tem se agravado na sociedade contemporânea:  a indiferença . Ao mesmo tempo em que o ambiente digital e as novas formas de comunicação, sobretudo as redes sociais, permitem uma superexposição de pessoas e situações, por outro lado essas mesmas redes excluem tudo o que considera “desagradável”, feio, pouco atrativo. Tratam com indiferença um grupo muito grande de pessoas, por não serem “comercialmente interessantes”. No seu vídeo do mês, o Papa indica categorias de pessoas que se tornaram invisíveis por questão de pobreza, dependência, doença mental ou deficiência, mas se pensarmos bem existem tantas outras pessoas excluídas dos perfis digitais maquiados e inflados por diversos estratagemas comerciais a fim de atrair e cativar. Superexposição, de um

32º domingo comum - 9 novembro

Bem-vindos ao meditar a palavra do trigésimo segundo domingo do tempo comum, dia em que a liturgia destaca o tema da vigilância. Diversas vezes ouvimos na sagrada escritura o tema da espera vigilante: não sabemos nem o dia nem a hora que Cristo voltará. No evangelho deste domingo o evangelista Mateus apresenta uma pequena parábola para nos ajudar a reflectir sobre o assunto: há dez virgens a espera do noivo para poder entrar no banquete, cinco são prudentes e cinco são imprudentes. O que significa isso? Recordemos que este trecho do evangelho está inserido no chamado discurso escatológico, o quinto e último dos grandes discursos apresentados por Mateus. Os textos dos próximos domingos também tratarão do mesmo tema, a enfatizar os talentos e o juízo final. Esta parte do evangelho trata da nova vinda de Cristo, que era esperada pelos primeiros cristãos para breve, eminente, próxima. Após a ascensão, todos esperavam a vinda gloriosa e a instauração do reino no mundo. Como esta volta de Cr