Avançar para o conteúdo principal

Semente do futuro

 



O Papa Francisco já está em Lisboa com milhares de jovens do mundo todo. A Jornada Mundial da Juventude é o maior evento da Igreja Católica e certamente um dos maiores eventos mundiais, juntando uma multidão de jovens e adultos que procuram descontração, mas acima de tudo uma experiência de comunhão e fé. De diversas partes do planeta, todos unidos em Lisboa para viver na prática a cultura do encontro que o Papa tanto insiste e promove.

O tradicional vídeo do mês com a intenção de oração do Papa não podia deixar de enfocar este tema. E com uma inovação significativa. No vídeo deste mês, Francisco respondeu a algumas perguntas de jovens que se preparavam para ir a Portugal. Três perguntas, para ser exato. E perguntas muito inquietantes e provocativas, que fazem parte do imaginário de tantos outros jovens: 1. A Igreja é coisa de velhos? 2. Por que escolheu como lema desta JMJ “Maria levantou-se e partiu apressadamente”? 3. O que espera desta JMJ de Lisboa? As respostas do Papa são, como sempre, muito objetivas e concretas. Se ficou curiosos, confira lá no vídeo do mês. 

Outra inovação é que a intenção de oração de agosto não é proferida pelo Sumo Pontífice. São os próprios jovens que nos exortam a rezar “para que a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa ajude os jovens a pôr-se a caminho, testemunhando o Evangelho com a própria vida”.

Não há dúvidas de que uma Jornada da Juventude é sempre ocasião de grande festa. Momento único de encontro, partilha, alegria, troca de experiência e principalmente de testemunho e evangelização. Presente fisicamente em Lisboa, ou acompanhando virtualmente os peregrinos e o Papa na capital portuguesa, que cada um de nós esteja em sintonia com todos os jovens católicos do mundo, rezando e colaborando para que Lisboa seja “uma semente de futuro, um mundo onde o amor esteja no centro, onde podemos nos sentir irmãos e irmãs, um mundo que não tenha medo de testemunhar o Evangelho, um mundo com alegria”, como manifestou o Papa. 

Acompanhe cada momento deste grande evento da Igreja mundial, cada discurso e oração do Papa Francisco, pois vivemos uma semana de graça, e nestas ocasiões vale sempre a pena ser protagonista da fé e do amor. No site do Vaticano (vatican.va) vocês pode encontrar a programação completa da viagem do Papa que iniciou hoje, 2 de agosto, e se prolonga até o domingo, dia 6. No site www.lisboa2023.org poderá ainda acompanhar toda a programação da JMJ Lisboa 2023.

Boa oração, boa semana, bom mês de agosto!

 

* Ir. Darlei Zanon, religioso paulino

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidade de uma conversão ecológica

Em outubro passado, através de uma vídeo-mensagem enviada aos participantes do “Countdown”, evento TED mundial sobre mudanças climáticas, o Papa Francisco dizia: “ Estamos vivendo um momento histórico marcado por desafios difíceis. O mundo está abalado devido à crise causada pela pandemia de Covid-19, o que evidencia ainda mais outro desafio global: a crise socioambiental. Isto coloca-nos, todos, diante da necessidade de uma escolha. A escolha entre o que é importante e o que não é. A escolha entre continuar a ignorar o sofrimento dos mais pobres e a maltratar a nossa casa comum, a Terra, ou comprometer-nos a todos os níveis a fim de transformar o nosso modo de agir.” Um ano passou e continuamos a enfrentar momentos difíceis, o que nos leva a refletir ainda mais intensamente sobre a temática enfatizada pelo Papa, ou seja, que  a crise sanitária está plenamente associada à crise socioambiental . Se não passarmos a cuidar da Casa comum, através de uma “conversão ecológica”, não conse...

Munificentíssimo Deus

No editorial de Maio, recordamos a forte devoção à Nossa Senhora presente na comunidade cristã desde os primeiros tempos. Esta estima é confirmada mais uma vez neste mês de Agosto, pois no próximo dia 15 celebramos a Assunção de Maria ao Céu. Esta devoção surgiu no século IV, em Jerusalém, e é celebrada desde o século VI pelas igrejas do Oriente como solenidade. Chamada inicialmente de “trânsito” ou “dormição de Maria”, difundiu-se no Ocidente a partir do séculoXIV. Em 1 de Novembro de 1950 a Assunção de Nossa Senhora foi proclamada dogma de fé, pelo Papa Pio XII, através da bula Munificentissimus Deus. Após estabelecer a relação entre a Imaculada Conceição e a Assunção, e resumir os testemunhos da crença na Assunção, a devoção dos fiéis e o testemunho dos Santos Padres, Pio XII escreve: «Depois de termos dirigido a Deus repetidas súplicas, e de termos invocado a paz do Espírito de verdade, para glória de Deus omnipotente que à virgem Maria concedeu a sua especial benevolência, para ho...

Ajudar os jovens!

Setembro, mês da Palavra, é também o mês em que o Papa nos confia a oração pelos jovens africanos: “ para que os jovens do continente africano tenham acesso à educação e ao trabalho no próprio país”, pede o Papa.  Durante os últimos meses, ou mesmo os últimos anos, a Europa está a ser o destino de uma grande onda de imigração, recebendo uma multidão de refugiados provenientes especialmente do continente africano. Não se pode negar que um movimento migratório como este traz consigo uma série de consequências, muitas delas negativas. A população que o recebe se sente invadida, tolhida dos seus direitos, da sua privacidade, da sua tranquilidade, do seu bem estar, etc. São tantas as críticas, os comentários negativos, os julgamentos. Também são imensas as  fake news envolvendo estes imigrantes que levam naturalmente ao preconceitos e em geral “aumentam” o problema e não ajudam a buscar soluções.  A intenção de oração que o Papa Francisco nos propõe este mês, além de n...