Avançar para o conteúdo principal

Meditação - Pentecostes


Celebramos nesta semana o Pentecostes, que marca o fim do ciclo pascal. 50 dias após a ressurreição de Cristo, recordamos a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e renovamos o nosso sacramento do crisma, no qual confirmamos os dons do Espírito Santo na nossa vida. A liturgia do Pentecostes recorda também os dons que o Espírito derramou e continua a derramar constantemente sobre a Igreja. 
Logo na primeira leitura, do livro dos Atos dos Apóstolos, temos a narração da descida do Espírito Santo, como línguas de fogo, sobre os Apóstolos reunidos. O fogo é símbolo dos dons do Espírito, que é também a Nova Lei que orientará os discípulos a partir daquele momento. Assim que recebem o Espírito, os apóstolos começam a falar em línguas, ou seja, é restituída a comunhão universal que dividia os homens desde a construção da Torre de Babel. Essa narração do Gênesis é por sinal lida na missa de véspera desta solenidade. A comunhão é ainda expressa na multidão que se reúne e fica admirada por ouvir a mensagem evangélica na sua própria língua. Todos formam agora um só povo, ou uma só assembleia, que é o que significa eklesia, Igreja em grego. É este Espírito Santo que desceu sobre os apóstolos e desce sobre a igreja, a assembleia reunida, que conduziu os cristãos à missão, à evangelização ao longo da história. É este Espírito que nos impele hoje a dar um testemunho de fé e vida, que nos conduz e nos orienta, que nos dá os seus dons para que os utilizemos em prol dos irmãos. 
Exatamente isso é o que vai desenvolver a segunda leitura, da carta aos Coríntios. São Paulo mostra-nos que é pela ação do Espírito que nos tornamos cristãos, discípulos, santos. Isso se nos colocarmos a serviço da Igreja e dos irmãos, cada um com o seu dom específico recebido do Espírito. Somos portanto, chamados a pôr os dons que temos a render, a servir, pois se nos deixarmos guiar pelo Espírito colheremos os seus frutos que são a caridade, a paz, a alegria, a bondade, a fidelidade etc. Paulo recorda-nos ainda que todos recebemos o mesmo batismo, todos somos igreja, membros do mesmo corpo, guiados pelo mesmo espírito. Aos olhos de Deus somos todos iguais, todos filhos amados, chamados à comunhão. Só com a união de todos se forma o corpo de Cristo e o templo do Espírito, por isso podemos dizer também que o Pentecostes marca o início da igreja e da sua missão.
No evangelho vemos isso com maior clareza. Ao enviar os discípulos Jesus deseja a paz e sopra sobre eles o Espírito Santo. O mesmo Espírito que animou Jesus é recebido pela comunidade dos discípulos e pelas nossas comunidades hoje, por isso devemos ser os continuadores da Sua missão, devemos ser os promotores da mesma paz e justiça que Jesus promoveu no mundo. O Espírito nos acompanha e guia nesta missão, pois está connosco, está em nós. Ao recebermos o Espírito tornamo-nos templos vivos e porque trazemos o Espírito em nós somos capazes de promover uma vida nova, construir uma sociedade nova, simbolicamente expressa no mandato de perdoar os pecados. Espalhar o perdão significa mudar a realidade, edificar uma nova realidade. Já não estamos mais fechados com medo. Após receber o Espírito, os discípulos enchem-se de coragem. O espírito vivifica, cura e move, e todos os que agem impulsionados pelo Espírito também são capazes de vivificar, curar e mover.
O Pentecostes é por isso um convite a renovarmos o nosso compromisso como Igreja, como evangelizadores, como missionários. Um convite a responder às necessidades do mundo de hoje a partir da fé e do Espírito que anima, perdoa e move.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dinamismo della santità

La santità è la nostra vocazione principale (come battezzati), è l'essenza della vita cristiana. Essere cristiano vuol dire essere chiamato alla santità. Di questo ci ricorda Gesù che dice ai discepoli: " Siate voi dunque perfetti come è perfetto il Padre vostro celeste " (Mt 5,48); e Paolo che scrive: "Scrivo a tutti voi che siete a Roma e che siete amati da Dio e chiamati alla santità" (Rm 1,7) e "[Cristo] ci ha salvati e ci ha chiamati con una vocazione santa" (2 Timoteo 1,9 - cfr 1Ts 3,13; 4,7; 1Cor 1,2). Nel corso della storia abbiamo molti esempi di santità. Uomini e donne che hanno vissuto questa vocazione cristiana alla perfezione, che hanno vissuto in profondità il Vangelo. Erano persone normali come ognuno di noi, ma hanno vinto tutti i suoi limiti per servire Dio e rispondere alla chiamata alla santità. Come ricorda bene il generale nella sua lettera, “la santità non è lontana dalla vita delle persone comuni”. Ritornando alla questi

Os frutos do perdão!

Durante o mês de Março viveremos um tempo forte da liturgia que nos conduz à aproximação e intimidade com o Cristo sofredor. A Quaresma é um tempo muito significativo e profundo, que nos convida à meditação da palavra, à oração, ao silêncio, à abstinência. Estamos num tempo de preparação, de reflexão, um tempo propício para acompanharmos a vida de Cristo e toda a sua trajectória de doação e amor. Neste ano C, no qual meditamos o evangelho de Lucas, iniciamos o percurso quaresmal contemplando a revelação da glória do Filho amado do Pai, velada pela sua humanidade, e para a qual conduz os que se unem a ele (evangelho do primeiro e segundo domingo). A seguir, no evangelho dos três domingos seguintes, encontramos um itinerário de conversão que conduz a Deus, o Pai de misericórdia. Em vez de condenar os culpados, como fariam homens sem piedade, acolhe de braços abertos os pecadores que voltam para ele. Este itinerário faz-nos meditar de modo especial sobre o perdão. Qual é o verdadeiro sign

Pedro e Paulo, unidade na diversidade

No dia 29 de junho celebramos a solenidade de Pedro e Paulo , os dois grandes pilares da Igreja: apóstolos, missionários, evangelizadores, verdadeiros discípulos de Cristo. Desde as origem do cristianismo estes dois santos são venerados juntos, um sinal claro da unidade e da complementaridade que definem e enriquecem a Igreja Católica. Duas personalidades tão diferentes, mas no fundo idênticas no ardor evangélico, na criatividade missionária, na responsabilidade institucional, na radicalidade e fidelidade ao seguimento de Cristo. Estes dois apóstolos foram convocados por Deus de modo muito diverso: Pedro acompanha Jesus desde o início da sua vida pública, recebendo diretamente do Mestre todo o ensinamento e sustento. A sua experiência é global, do Jesus terreno ao Cristo glorioso, ressuscitado. Paulo, por sua vez, conheceu diretamente Cristo ressuscitado, num encontro pessoal no caminho de Damasco, não compartilhando portanto da experiência “humana” de Jesus. Certamente por isso o