Avançar para o conteúdo principal

Meditação - Ascensão do Senhor


Neste domingo em que celebramos a solenidade da Ascensão de Jesus ao céu somos convidados a refletir profundamente sobre a missão da Igreja e a nossa ação enquanto cristãos. A celebração da Ascensão convida-nos a voltar os olhos para o mundo em que vivemos. É nele que se constrói, paciente e humildemente, no amor, o corpo cuja cabeça é Cristo. Celebrar a partida de Jesus para junto do Pai é senti-lo eternamente presente na vida das pessoas e da comunidade cristã. É exatamente isso o que nos quer dizer Lucas, no início dos Atos dos Apóstolos. O livro dos Atos é como que a continuação do evangelho de Lucas. A união dos dois livros mostra que os ensinamentos e ações de Jesus continuam nos ensinamentos e nas ações dos cristãos. Os Atos dos Apóstolos são assim um prolongamento da prática de Cristo na vida da comunidade através dos cristãos. Os discípulos dão continuidade à missão de Jesus. 
O relato da ascensão feito por Lucas apresenta diversos elementos interessantes. Primeiramente, vejamos a quem ele se dirige. Fala de um tal de Teófilo. Ora, Teófilo significa literalmente “amigo de Deus”. Isso mostra a intenção de Lucas: mostrar que quem quer ser amigo de Deus tem nos Atos um manual a seguir, um exemplo para se orientar. Outro elemento interessante são as duas indicações dadas por Cristo: a primeira é que o projeto de Deus não depende de uma data específica, pode surgir a qualquer momento, por isso devemos estar sempre preparados. Há aqui a alusão à volta de Cristo, à Parusia, tema muito presente nas primeiras comunidades. A segunda indicação é que a preocupação dos discípulos deve ser unicamente dar testemunho. 
Eis aqui o coração da mensagem da Ascensão. Ao subir ao céu, Jesus não abandona os cristãos. Pelo contrário, permanece no meio de nós. Jesus continua presente e atuante no mundo e na história através da ação e do testemunho dos discípulos, inclusive o nosso testemunho hoje. Recordemos a intenção de Lucas ao escrever os Atos. Ele queria mostrar a ação da Igreja, mostrar que os discípulos continuam a missão de Jesus, pois foi isso que Ele pediu ao subir ao céu.
Para nos auxiliar, Jesus deixa-nos o mesmo Espírito que O guiou na missão. Mas a nossa participação na sua missão não pode ser passiva, apenas a contemplar o que acontece. No texto de Lucas, após o Senhor elevar-se, surgiram dois anjos que disseram: por que estais a olhar para o céu? Isso é muito significativo. Não podemos ficar indiferentes diante da palavra de Jesus. Primeiramente, devemos reconhecer o rosto de Cristo em todas as pessoas. Em segundo lugar, devemos ter uma atitude ativa. Cabe a cada um de nós cristãos manifestá-lo ao mundo através do nosso testemunho e da nossa vivência de amor e de fé. Quanto mais vivermos a caridade, mais forte sentiremos a presença de Cristo no nosso meio. Isso não é fácil. É bastante comprometedor. O que a solenidade da Ascenção nos pede é que estejamos sempre atentos às necessidades do mundo. Animados pelo Espírito, devemos testemunhar a Palavra deixada por Jesus. Devemos levá-la ao mundo todo, como nos mostra o evangelho de Marcos que também faz parte da liturgia da palavra deste domingo. No ato de evangelizar estão subentendidas a promoção da vida, a defesa dos pobres e frágeis, a luta pela liberdade, a denúncia das injustiças, a prática da caridade e muitas outras coisas. 
Evangelizar, ou dar testemunho de Cristo, implica no anúncio da boa nova e também na transformação da realidade, procurando construir dia a dia o Reino de Deus. Jesus anunciou o evangelho na Galileia. Aos seus discípulos pede que o mundo todo seja evangelizado. A nós fica a renovação do convite a realizar a Sua missão. E especialmente neste dia da Ascensão, somos convidados a refletir sobre como anda o nosso testemunho, como anda o nosso ser cristão: ele suscita a fé nos outros? Promovemos a vida, a liberdade e a justiça? As pessoas com quem convivo conseguem ver o rosto de Deus nas minhas acções? Pense nisso.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dinamismo della santità

La santità è la nostra vocazione principale (come battezzati), è l'essenza della vita cristiana. Essere cristiano vuol dire essere chiamato alla santità. Di questo ci ricorda Gesù che dice ai discepoli: " Siate voi dunque perfetti come è perfetto il Padre vostro celeste " (Mt 5,48); e Paolo che scrive: "Scrivo a tutti voi che siete a Roma e che siete amati da Dio e chiamati alla santità" (Rm 1,7) e "[Cristo] ci ha salvati e ci ha chiamati con una vocazione santa" (2 Timoteo 1,9 - cfr 1Ts 3,13; 4,7; 1Cor 1,2). Nel corso della storia abbiamo molti esempi di santità. Uomini e donne che hanno vissuto questa vocazione cristiana alla perfezione, che hanno vissuto in profondità il Vangelo. Erano persone normali come ognuno di noi, ma hanno vinto tutti i suoi limiti per servire Dio e rispondere alla chiamata alla santità. Come ricorda bene il generale nella sua lettera, “la santità non è lontana dalla vita delle persone comuni”. Ritornando alla questi

Os frutos do perdão!

Durante o mês de Março viveremos um tempo forte da liturgia que nos conduz à aproximação e intimidade com o Cristo sofredor. A Quaresma é um tempo muito significativo e profundo, que nos convida à meditação da palavra, à oração, ao silêncio, à abstinência. Estamos num tempo de preparação, de reflexão, um tempo propício para acompanharmos a vida de Cristo e toda a sua trajectória de doação e amor. Neste ano C, no qual meditamos o evangelho de Lucas, iniciamos o percurso quaresmal contemplando a revelação da glória do Filho amado do Pai, velada pela sua humanidade, e para a qual conduz os que se unem a ele (evangelho do primeiro e segundo domingo). A seguir, no evangelho dos três domingos seguintes, encontramos um itinerário de conversão que conduz a Deus, o Pai de misericórdia. Em vez de condenar os culpados, como fariam homens sem piedade, acolhe de braços abertos os pecadores que voltam para ele. Este itinerário faz-nos meditar de modo especial sobre o perdão. Qual é o verdadeiro sign

Semente do futuro

  O Papa Francisco já está em Lisboa com milhares de jovens do mundo todo. A Jornada Mundial da Juventude é o maior evento da Igreja Católica e certamente um dos maiores eventos mundiais, juntando uma multidão de jovens e adultos que procuram descontração, mas acima de tudo uma experiência de comunhão e fé. De diversas partes do planeta, todos unidos em Lisboa para viver na prática a cultura do encontro que o Papa tanto insiste e promove. O tradicional vídeo do mês com a intenção de oração do Papa não podia deixar de enfocar este tema. E com uma inovação significativa. No vídeo deste mês, Francisco respondeu a algumas perguntas de jovens que se preparavam para ir a Portugal. Três perguntas, para ser exato. E perguntas muito inquietantes e provocativas, que fazem parte do imaginário de tantos outros jovens: 1. A Igreja é coisa de velhos? 2. Por que escolheu como lema desta JMJ “Maria levantou-se e partiu apressadamente”? 3. O que espera desta JMJ de Lisboa? As respostas do Papa são, com