Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2018

Renascer em Cristo!

Cristo ressuscitou! Alegremo-nos com a vitória da vida sobre a morte, do amor sobre o ódio, da alegria sobre a dor... Alegremo-nos com Cristo, que mostrou-nos um novo horizonte a vislumbrar. Ao celebrarmos a ressurreição de Jesus poderíamos falar de tantas coisas importantes, como, por exemplo, que através deste acontecimento houve uma recriação do ser humano; que Cristo é o novo Adão, que precede a humanidade no caminho da salvação e da nova vida, não ameaçada, sem limites, plena; ou ainda que Cristo morreu para nos redimir de nossos pecados... Mas isso poderia soar como uma reflexão distante e descomprometida, que ocultaria o papel de cada um de nós hoje. Cristo nos precede e nos convida a uma vida nova, mas esta novidade deve ser traçada agora, no presente, no cotidiano de cada um. Através de nossas ações, todos nós cristãos devemos imitar Jesus e responder comprometidamente à sua ressurreição. A renovação de vida que o espírito da Páscoa nos motiva e até exige não é alg

Meditação - Domingo de Ramos

Estamos às portas da semana mais importante do ano litúrgico, na qual fazemos memória do mistério pascal, a essência da nossa fé: a paixão, morte e ressurreição de Jesus. É por isso fundamental que vivamos intensamente esta semana, participando ativamente das diversas celebrações, muito ricas em símbolos e significados. Na liturgia do domingo de ramos já somos iniciados neste mistério pascal, meditando sobre a entrada de Jesus em Jerusalém e a sua Paixão. Na primeira leitura deste domingo lemos um texto de Isaías que recorda como este profeta foi um instrumento de Deus para apoiar e confortar o povo, que naquele momento vivia em exílio na Babilónia. Isaías é como que um discípulo que ouve atentamente o mestre e depois transmite ao povo a mensagem. Por obediência a esta missão, que se renova e intensifica a cada dia, o profeta enfrenta dificuldades e suporta muitos sofrimentos. Tudo na certeza de que Deus o guia, acompanha e protege constantemente. Esta leitura antecipa em cer

Meditação - 5º domingo da Quaresma

A liturgia do 5º domingo da Quaresma chama a nossa atenção para a “Hora de Jesus”, o momento da sua glorificação. Na próxima semana viveremos a Semana Santa, o momento mais forte e significativo do ano litúrgico. Desde o início da Quaresma nos preparamos para este momento, mas quanto mais próximos estamos de celebrar a ressurreição de Jesus, mais intenso e exigente se torna o nosso compromisso. A Hora se aproxima, como nos mostra a liturgia, e precisamos nos focar nela. Na primeira leitura temos um trecho da profecia de Jeremias onde Deus promete uma nova aliança, não mais externa como fora até então, mas sim interna, gravada na alma e no coração. Esta aliança é profunda e definitiva. Não é apagada pelo vento, pela chuva, ou pelo tempo, mas permanece sempre viva no nosso ser. Este texto está inserido no capítulo que canta a esperança do povo de Israel na fidelidade de Deus que vem em seu auxílio no Exílio da Babilónia. A aliança que agora se anuncia tomará corpo em Cristo, verd

Meditação - 4º domingo da Quaresma

Estamos vivendo um dos momentos fortes do ano litúrgico, a preparação para a maior festa cristã: a Páscoa do Senhor. Para auxiliar-nos neste caminho de preparação, de oração e de penitência, a liturgia deste domingo apresenta uma bela meditação sobre a salvação e a ação de Deus no mundo. Mostra que Deus ama o seu povo e nunca o abandona, apesar de muitas vezes sermos infiéis. A primeira leitura, do livro das Crônicas, é o texto que conclui os livros históricos, que encerra a Bíblia hebraica, e por isso tem uma função especial: fazer um resumo muito sucinto sobre o caminho do povo de Deus, um caminho marcado pela infidelidade do ser humano e pela fidelidade de Deus. Finaliza com uma mensagem de esperança, mostrando que Deus trará a salvação. Esta salvação, como veremos, está em Cristo, o Filho de Deus encarnado, que morre e ressuscita para nos redimir do pecado. Neste resumo da história do povo de Israel vemos que a destruição de Jerusalém e o exílio na Babilónia foram interpret

Discernimento!

Neste mês de março o Papa nos convida a refletir sobre o discernimento espiritual, confiando-nos a seguinte intenção de oração: “Para que toda a Igreja reconheça a urgência da formação para o discernimento espiritual, no plano pessoal e comunitário.” Um tema que se torna ainda mais pertinente e urgente neste tempo da quaresma que estamos vivendo. Discernimento é um conceito com raízes em duas palavra latinas: discernere , que significa “separar”, “dividir” ou mais precisamente “decidir”; e -mentum, que significa “meio” ou “instrumento”. Ou seja, discernimento é uma forma de decidir entre várias opções; um meio para escolher o caminho certo, justo; um instrumento para ter critérios sobre diversas questões ou para emitir um juízo em determinadas situações. Esta capacidade de fazer escolhas ou de “separar” o certo do errado se aplica de modo especial em nossa vida espiritual, daí o convite do Papa para desenvolvermos (através da formação contínua) esta habilidade. Devemos aprend