Avançar para o conteúdo principal

A paz esteja convosco!


O mundo precisa de paz. Não é difícil perceber as razões de tal afirmação. Basta olhar para nós mesmos ou para a nossa sociedade e logo constataremos que vivemos em um estado permanente de tensão, angústia e conflito.
A ONU e muitas outras instituições internacionais fazem um esforço enorme por diminuir as dores e tristezas causadas pelas guerras. Mas a necessidade de paz não é só uma questão entre as nações.
As famílias hoje precisam de muita paz. Quantos conflitos entre esposos conhecemos? E entre pais e filhos, ou entre irmãos? Imensos. E que lástima ver uma família dividida. Nenhum motivo deveria ser suficiente para criar desunião entre pessoas do mesmo sangue, mas mesmo assim esse número aumenta a cada dia. As razões são diversas e não nos convém procurar culpados. Interessa sim saber qual a posição que devemos ter enquanto cristãos.
Na Bíblia encontramos muitas referências à paz. Do Génesis ao Apocalipse, a palavra “paz” (shalom) aparece cerca de 350 vezes. Muitas delas estão no evangelho, ditas por Jesus. Após realizar uma cura, por exemplo, costumava dizer: «vai em paz» (cf. Mc 5,34; Lc 7,50; Lc 8,48). Era frequente também em Sua pregação desejar a paz aos Seus discípulos. Isso é tão importante que o abraço da paz já é uma tradição desde as primeiras comunidades cristãs. A saudação de Jesus é repetida em todas as celebrações eucarísticas, no momento em que somos convidados a desejar a paz aos nossos irmãos: «Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz» (Jo 14,27).
Certamente esta tradição foi fortalecida pela saudação do Cristo Ressuscitado. Ao encontrar os discípulos reunidos, Jesus saúda-os: «A paz esteja convosco» (Lc 24,36; Jo 20,19). Somente depois desta saudação Cristo se aproxima e mostra as Suas chagas, a fim de que creiam que Ele verdadeiramente ressuscitou.
Constatamos assim que Jesus traz-nos a verdadeira paz. Quando optamos por Cristo, encontramos esta paz. O stress, a impaciência, a desunião, os conflitos etc. surgem quando nos afastamos d’Ele, quando procuramos a auto-suficiência, quando somos egocêntricos. Os resultados são desastrosos.
Para iluminar a atitude do cristão, nada melhor que recordar o Sermão da Montanha, o discurso relatado por Mateus no qual Jesus apresenta as características do Reino, ou uma nova ética, a cristã. Em dado momento, Jesus afirma: «Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus» (Mt 5,9). Os cristãos são assim distribuidores da paz que receberam de Jesus, que significa a reconciliação com Deus e com os seres humanos, que significa uma atitude interior e não apenas a ausência de guerra. A paz deixada por Jesus está intimamente ligada ao mandamento do amor. Só podemos amar a Deus e ao próximo se estamos em paz. Em paz connosco mesmo, em paz com os irmãos e em paz com Deus.
Existem inúmeras formas de promover a paz. Basta deixarmo-nos inspirar por Deus e veremos claramente a melhor forma de torná-la uma realidade concreta. Podemos iniciar pela nossa casa. Se vive num conflito, qualquer que seja, pare para analisar a situação e dialogue com as pessoas envolvidas. Procurem juntos uma solução.
Outra forma é dada pelo Papa Bento XVI na sua mensagem para o dia mundial da paz, celebrado no dia 1 de Janeiro: «Liberdade religiosa, caminho para a paz». No mundo se registam diversas formas de limitação ou negação da liberdade religiosa, de discriminação e marginalização baseadas na religião. Dentro das nossas possibilidades, procuremos combater qualquer forma de discriminação religiosa. Como São Francisco, imploremos sempre: «Senhor, fazei-me instrumento da Vossa paz».

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dinamismo della santità

La santità è la nostra vocazione principale (come battezzati), è l'essenza della vita cristiana. Essere cristiano vuol dire essere chiamato alla santità. Di questo ci ricorda Gesù che dice ai discepoli: " Siate voi dunque perfetti come è perfetto il Padre vostro celeste " (Mt 5,48); e Paolo che scrive: "Scrivo a tutti voi che siete a Roma e che siete amati da Dio e chiamati alla santità" (Rm 1,7) e "[Cristo] ci ha salvati e ci ha chiamati con una vocazione santa" (2 Timoteo 1,9 - cfr 1Ts 3,13; 4,7; 1Cor 1,2). Nel corso della storia abbiamo molti esempi di santità. Uomini e donne che hanno vissuto questa vocazione cristiana alla perfezione, che hanno vissuto in profondità il Vangelo. Erano persone normali come ognuno di noi, ma hanno vinto tutti i suoi limiti per servire Dio e rispondere alla chiamata alla santità. Come ricorda bene il generale nella sua lettera, “la santità non è lontana dalla vita delle persone comuni”. Ritornando alla questi

Do descarte ao acolhimento

  No seu vídeo do mês de setembro, o Papa Francisco apresenta e questiona algumas contradições do nosso tempo, convidando-nos a rezar pelos “ invisíveis ” da sociedade.  O Papa chama a atenção de todos nós para um problema histórico, mas que tem se agravado na sociedade contemporânea:  a indiferença . Ao mesmo tempo em que o ambiente digital e as novas formas de comunicação, sobretudo as redes sociais, permitem uma superexposição de pessoas e situações, por outro lado essas mesmas redes excluem tudo o que considera “desagradável”, feio, pouco atrativo. Tratam com indiferença um grupo muito grande de pessoas, por não serem “comercialmente interessantes”. No seu vídeo do mês, o Papa indica categorias de pessoas que se tornaram invisíveis por questão de pobreza, dependência, doença mental ou deficiência, mas se pensarmos bem existem tantas outras pessoas excluídas dos perfis digitais maquiados e inflados por diversos estratagemas comerciais a fim de atrair e cativar. Superexposição, de um

32º domingo comum - 9 novembro

Bem-vindos ao meditar a palavra do trigésimo segundo domingo do tempo comum, dia em que a liturgia destaca o tema da vigilância. Diversas vezes ouvimos na sagrada escritura o tema da espera vigilante: não sabemos nem o dia nem a hora que Cristo voltará. No evangelho deste domingo o evangelista Mateus apresenta uma pequena parábola para nos ajudar a reflectir sobre o assunto: há dez virgens a espera do noivo para poder entrar no banquete, cinco são prudentes e cinco são imprudentes. O que significa isso? Recordemos que este trecho do evangelho está inserido no chamado discurso escatológico, o quinto e último dos grandes discursos apresentados por Mateus. Os textos dos próximos domingos também tratarão do mesmo tema, a enfatizar os talentos e o juízo final. Esta parte do evangelho trata da nova vinda de Cristo, que era esperada pelos primeiros cristãos para breve, eminente, próxima. Após a ascensão, todos esperavam a vinda gloriosa e a instauração do reino no mundo. Como esta volta de Cr