Avançar para o conteúdo principal

2º domingo do tempo comum - 16.01


Neste 20º domingo do tempo comum, a liturgia convida-nos a meditar sobre a “vocação”, tanto de personagens importantes da história da salvação como a nossa vocação hoje. Somos convidados a descobrir os caminhos que o Senhor utiliza para nos escolher e chamar ao seu seguimento.
Na primeira leitura, do livro de Isaías, vemos como Deus institui Israel como luz das nações e como elege Isaías para ser o libertador do povo exilado na Babilónia. Lemos um trecho do 2º cântico do Senhor, que descreve a vocação profética na sua estrutura clássica: Isaías é escolhido desde o ventre materno para desempenhar uma missão: ser o representante de Deus na libertação do povo, na condução de Israel para a vida, para o fim do exílio. Isaías é o ungido, escolhido para Deus manifestar a Sua glória. E a glória de Deus é exactamente a Sua presença actuante na história, conduzindo o Seu povo à vida e à liberdade. A glória de Deus continua a se manifestar hoje em nossas famílias e comunidade de fé. Nós, cristãos, somos chamados a manifestar a glória de Deus, sendo hoje luz para o mundo. Testemunhar a bondade de Deus é uma das exigências para os baptizados, os que reconhecem Cristo como o Messias, como veremos mais adiante no evangelho.
Na segunda leitura vemos um novo relato de vocação, agora de Paulo. É o início da carta aos coríntios. Paulo é o fundador de várias comunidades cristãs em Corinto, uma cidade grega muito agitada e rica na época, com cerca de 500 mil habitantes e um porto muito movimentado. Mas a sua autoridade é posta em causa por algumas pessoas. Paulo teme que o evangelho que ele anunciou seja deturpado e por isso escreve aos cristãos de corinto. Logo no início da sua carta, que hoje lemos, saúda a comunidade e apresenta-se como apóstolo, ou seja, escolhido por Cristo para ser o Seu embaixador. Paulo foi enviado pelo Senhor para realizar a Sua missão, por isso é considerado verdadeiro apóstolo. O evangelho que ele anuncia é o evangelho de Cristo. Paulo evoca a unidade dos cristãos, mencionando que escreve aos cristãos que “estão” em Corinto, ou seja, são parte de algo muito maior, a Igreja de Cristo. Paulo dirige-se a todos os que são “chamados à santidade”, o que indica que a carta é dirigida a cada um de nós hoje, vocacionados à santidade.
No evangelho vemos mais alguns sinais do tema principal da liturgia de hoje: a vocação. Nele podemos constatar qual é a vocação de João Baptista, além de confirmarmos quem é Jesus. O evangelho de João não narra o baptismo de Jesus, mas o texto deste domingo o pressupõe, fazendo referência a ele. João narra um novo encontro de João Baptista com Jesus. Neste encontro, João reconhece Jesus como cordeiro de Deus (o servo ou messias em referência ao livro de Isaías), como aquele que baptiza com o Espírito Santo, ou seja, aquele que santifica; e como Filho de Deus, o próprio Deus encarnado. Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, como repetimos em cada eucaristia. Ele oferece o sacrifício definitivo para pagar pelo nosso pecado. João prenuncia assim o fim de Jesus, professando a sua fé. O caminho de fé de João baptista deve ser o caminho de todo o cristão: primeiro não sabe quem é Jesus, não o conhece, pois só conhecemos verdadeiramente quando fazemos a experiência, não basta ouvir falar; depois há o reconhecimento e João vê em Jesus o Messias santificador. Após conhecer Jesus, João dá testemunho. É o terceiro passo no caminho da fé.
Nós também devemos conhecer Jesus através da experiência pessoal de fé e de compromisso. Somente confiando que Jesus é o cordeiro de Deus conseguiremos superar os pecados do mundo e dar testemunho. Para seguir Jesus é preciso antes conhecê-lo profundamente. Num mundo tão marcado pelo individualismo e pelo cepticismo, cabe a nós cristãos dar a conhecer Jesus. Assim como João Baptista, após reconhecer Cristo como o nosso salvador, é preciso dar testemunho dele a fim de que todos creiam e sejam transformados. Devemos apresentar novamente Cristo ao mundo para que mais pessoas o sigam e os frutos da fé sejam mais manifestos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dinamismo della santità

La santità è la nostra vocazione principale (come battezzati), è l'essenza della vita cristiana. Essere cristiano vuol dire essere chiamato alla santità. Di questo ci ricorda Gesù che dice ai discepoli: " Siate voi dunque perfetti come è perfetto il Padre vostro celeste " (Mt 5,48); e Paolo che scrive: "Scrivo a tutti voi che siete a Roma e che siete amati da Dio e chiamati alla santità" (Rm 1,7) e "[Cristo] ci ha salvati e ci ha chiamati con una vocazione santa" (2 Timoteo 1,9 - cfr 1Ts 3,13; 4,7; 1Cor 1,2). Nel corso della storia abbiamo molti esempi di santità. Uomini e donne che hanno vissuto questa vocazione cristiana alla perfezione, che hanno vissuto in profondità il Vangelo. Erano persone normali come ognuno di noi, ma hanno vinto tutti i suoi limiti per servire Dio e rispondere alla chiamata alla santità. Come ricorda bene il generale nella sua lettera, “la santità non è lontana dalla vita delle persone comuni”. Ritornando alla questi

Os frutos do perdão!

Durante o mês de Março viveremos um tempo forte da liturgia que nos conduz à aproximação e intimidade com o Cristo sofredor. A Quaresma é um tempo muito significativo e profundo, que nos convida à meditação da palavra, à oração, ao silêncio, à abstinência. Estamos num tempo de preparação, de reflexão, um tempo propício para acompanharmos a vida de Cristo e toda a sua trajectória de doação e amor. Neste ano C, no qual meditamos o evangelho de Lucas, iniciamos o percurso quaresmal contemplando a revelação da glória do Filho amado do Pai, velada pela sua humanidade, e para a qual conduz os que se unem a ele (evangelho do primeiro e segundo domingo). A seguir, no evangelho dos três domingos seguintes, encontramos um itinerário de conversão que conduz a Deus, o Pai de misericórdia. Em vez de condenar os culpados, como fariam homens sem piedade, acolhe de braços abertos os pecadores que voltam para ele. Este itinerário faz-nos meditar de modo especial sobre o perdão. Qual é o verdadeiro sign

Semente do futuro

  O Papa Francisco já está em Lisboa com milhares de jovens do mundo todo. A Jornada Mundial da Juventude é o maior evento da Igreja Católica e certamente um dos maiores eventos mundiais, juntando uma multidão de jovens e adultos que procuram descontração, mas acima de tudo uma experiência de comunhão e fé. De diversas partes do planeta, todos unidos em Lisboa para viver na prática a cultura do encontro que o Papa tanto insiste e promove. O tradicional vídeo do mês com a intenção de oração do Papa não podia deixar de enfocar este tema. E com uma inovação significativa. No vídeo deste mês, Francisco respondeu a algumas perguntas de jovens que se preparavam para ir a Portugal. Três perguntas, para ser exato. E perguntas muito inquietantes e provocativas, que fazem parte do imaginário de tantos outros jovens: 1. A Igreja é coisa de velhos? 2. Por que escolheu como lema desta JMJ “Maria levantou-se e partiu apressadamente”? 3. O que espera desta JMJ de Lisboa? As respostas do Papa são, com