Avançar para o conteúdo principal

Onde está a minha alegria?


Aproximamo-nos da celebração do Natal do Senhor, um tempo de grande festa e alegria. Nosso coração deve preparar-se para bem acolher o menino, e é exatamente isso o que a liturgia do Advento nos pede. Neste terceiro domingo do advento, somos convidados a meditar sobre duas perguntas fundamentais: onde está a nossa alegria? e: o que devo fazer? Somos convidados a manifestar a nossa alegria, pois Deus está conosco.
Esta é a mensagem da primeira leitura, do livro de Sofonias. Se Deus está no meio do povo, não há o que temer, afirma o profeta. Deus enche-nos de júbilo e de alegria, pois nos renova com o seu amor. O texto que lemos de Sofonias é um trecho acrescentado no período do pós-exílio. Ao voltar da Babilónia, o povo estava muito feliz e sentia fortemente a presença de Deus no seu meio. Foi Deus quem os libertou e possibilitou o início de um novo tempo. O natal é também o símbolo de um recomeço, sinal de que Deus está no mundo, age no mundo, está entre nós, e quer construir nova história e nova sociedade. A profecia está cheia de otimismo, de alegria, de esperança. Os mesmos sentimentos que devemos sentir neste tempo do advento. 
Isso faz-nos pensar na pergunta: onde está a nossa alegria? Se ela estiver na riqueza, na saúde, no emprego, no sucesso, não se sustenta por muito tempo. É uma alegria temporária, passageira. A verdadeira alegria não surge dos bens materiais, mas das relações de amor. Surge do amor a Deus e do amor ao próximo. Não esqueçamos disso.
Paulo, na carta aos filipenses, continua a desenvolver o tema da alegria. Filipos é a primeira cidade europeia a receber o anúncio cristão. Era uma comunidade muito estimada por Paulo. Nesta carta, Paulo exorta a comunidade a alegrar-se no Senhor, pois o Senhor está próximo. Todas as súplicas que apresentarmos a Deus serão atendidas. A alegria, segundo Paulo, surge da certeza da salvação, da relação de Deus com o ser humano. E deve ser refletida na bondade e na fraternidade, ou seja, na relação com os irmãos. A celebração eucarística é um momento privilegiado onde manifestamos a nossa alegria. É momento de súplica, de discernimento e de compromisso com o projeto de Jesus. Na missa damos graças ao Pai, por meio de Jesus. Por sentir fortemente esta alegria que vem de Deus, a comunidade cristã deve ser exemplo de união, de harmonia e de alegria. 
Porque então as nossas missas parecem tão tristes, estagnadas, não atraem os cristãos, especialmente os jovens? Às vezes nos perdemos em ritualismos e não vivemos em profundidade a eucaristia. A missa deve ser uma festa, um momento de manifestação da alegria, pois Deus está no nosso meio. Santa Teresa de Ávila dizia que "um santo triste é um triste santo". Esta frase pode ser adaptada para todos nós hoje, pois "um cristão triste é um triste cristão". E se não manifestamos a nossa alegria, somos tristes. Se somos tristes, precisamos de conversão. Conversão que significa acima de tudo mudança nas relações. Significa assumir um programa de vida que privilegie a partilha, a justiça, o respeito, a honestidade. Estes são os requisitos da nova sociedade.
A conversão conduz a que cada um faça a si mesmo a pergunta: o que devemos fazer? Por três vezes aparece esta pergunta no evangelho de hoje. João, que está preparando a chegada do Messias através do batismo, recebe muitas pessoas. Dentre elas publicanos, soldados e pessoas comuns. Todas porém fazem a mesma pergunta: o que devemos fazer? A conversão exige muito mais do que a vontade. Exige ação. Esta era uma pergunta frequente nas primeiras comunidades cristãs e deveria ser frequente nas nossas comunidades também, pois é o princípio de um programa de vida. João convoca à mudança radical de vida, sinais da nova sociedade que se concretiza em Cristo. As respostas de João mostram que as atitudes do cristão devem ser diferentes das atitudes dos pagãos. O soldado deve ser honesto, o publicano deve ser justo, o povo deve partilhar o que tem. João mostra aqui quais são as fontes da alegria que falávamos no início da nossa reflexão. 
Na proximidade do Natal somos convidados a repetir estas duas perguntas e meditar profundamente sobre elas: onde está a minha alegria? O que devo fazer? Desse modo poderemos determinar um projecto de vida segundo o Evangelho. Um projeto que de fato revele o nosso batismo no Espírito e a nova sociedade iniciada por Cristo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dinamismo della santità

La santità è la nostra vocazione principale (come battezzati), è l'essenza della vita cristiana. Essere cristiano vuol dire essere chiamato alla santità. Di questo ci ricorda Gesù che dice ai discepoli: " Siate voi dunque perfetti come è perfetto il Padre vostro celeste " (Mt 5,48); e Paolo che scrive: "Scrivo a tutti voi che siete a Roma e che siete amati da Dio e chiamati alla santità" (Rm 1,7) e "[Cristo] ci ha salvati e ci ha chiamati con una vocazione santa" (2 Timoteo 1,9 - cfr 1Ts 3,13; 4,7; 1Cor 1,2). Nel corso della storia abbiamo molti esempi di santità. Uomini e donne che hanno vissuto questa vocazione cristiana alla perfezione, che hanno vissuto in profondità il Vangelo. Erano persone normali come ognuno di noi, ma hanno vinto tutti i suoi limiti per servire Dio e rispondere alla chiamata alla santità. Come ricorda bene il generale nella sua lettera, “la santità non è lontana dalla vita delle persone comuni”. Ritornando alla questi

Os frutos do perdão!

Durante o mês de Março viveremos um tempo forte da liturgia que nos conduz à aproximação e intimidade com o Cristo sofredor. A Quaresma é um tempo muito significativo e profundo, que nos convida à meditação da palavra, à oração, ao silêncio, à abstinência. Estamos num tempo de preparação, de reflexão, um tempo propício para acompanharmos a vida de Cristo e toda a sua trajectória de doação e amor. Neste ano C, no qual meditamos o evangelho de Lucas, iniciamos o percurso quaresmal contemplando a revelação da glória do Filho amado do Pai, velada pela sua humanidade, e para a qual conduz os que se unem a ele (evangelho do primeiro e segundo domingo). A seguir, no evangelho dos três domingos seguintes, encontramos um itinerário de conversão que conduz a Deus, o Pai de misericórdia. Em vez de condenar os culpados, como fariam homens sem piedade, acolhe de braços abertos os pecadores que voltam para ele. Este itinerário faz-nos meditar de modo especial sobre o perdão. Qual é o verdadeiro sign

Semente do futuro

  O Papa Francisco já está em Lisboa com milhares de jovens do mundo todo. A Jornada Mundial da Juventude é o maior evento da Igreja Católica e certamente um dos maiores eventos mundiais, juntando uma multidão de jovens e adultos que procuram descontração, mas acima de tudo uma experiência de comunhão e fé. De diversas partes do planeta, todos unidos em Lisboa para viver na prática a cultura do encontro que o Papa tanto insiste e promove. O tradicional vídeo do mês com a intenção de oração do Papa não podia deixar de enfocar este tema. E com uma inovação significativa. No vídeo deste mês, Francisco respondeu a algumas perguntas de jovens que se preparavam para ir a Portugal. Três perguntas, para ser exato. E perguntas muito inquietantes e provocativas, que fazem parte do imaginário de tantos outros jovens: 1. A Igreja é coisa de velhos? 2. Por que escolheu como lema desta JMJ “Maria levantou-se e partiu apressadamente”? 3. O que espera desta JMJ de Lisboa? As respostas do Papa são, com