Avançar para o conteúdo principal

13º domingo do tempo comum


Caros ouvintes, bem vindos ao “meditar a palavra”. Neste 13º domingo do tempo comum, as leituras convidam-nos a reflectir sobre o tema do seguimento.
Logo na primeira leitura, do livro dos Reis, vemos narrada a unção do profeta Eliseu. Enviado por Deus, Elias vai a procura de Eliseu e passa sobre ele o seu manto, num sinal de escolha e unção. O manto é o símbolo da actividade profética, que é empenhativa, exigente e deve estar acima da família, dos bens e do trabalho. Eliseu mostra-se totalmente disponível a este chamamento e logo se põe a caminho, respondendo com firmeza e sem hesitação, diferente de Moisés e Jeremias, por exemplo. Uma nota interessante deste texto é que o chamamento de Eliseu acontece no quotidiano, enquanto arava o campo, e não do templo ou durante uma cerimónia religiosa. Isso é muito significativo para nós hoje, pois mostra que todos nós devemos estar atentos aos sinais que Deus nos dá no nosso quotidiano. A nossa vocação é revelada nas actividades diárias que desempenhamos, especialmente na vida profissional. É ali que mostramos se somos verdadeiros seguidores de Cristo ou não.
Mas cada um pode manifestar este seguimento de modo diferente, pois uma das maiores riquezas da nossa fé é a liberdade trazida por Cristo. Este é o tema da carta aos Gálatas, um grande hino à liberdade trazida por Cristo. No excerto lido hoje vemos muito claramente que o cristão é chamado à liberdade, o que é muito diferente da libertinagem, como o próprio Paulo explica. A liberdade exige responsabilidade e coerência, com compromisso, a exemplo dos Apóstolos e do profeta Eliseu. A vida cristã é um chamado à liberdade. Libertos por Cristo, não podemos mais nos sujeitar a escravidão alguma, e isso inclui principalmente as escravidões contemporâneas como o consumismo, o egoísmo, os falsos valores da sociedade laicizada etc. A verdadeira liberdade, a liberdade madura, é aquela que nos põe a serviço dos outros na caridade, afirma Paulo. É “amar o próximo como a si mesmo”. Os frutos desta liberdade guiada pelo espírito do amor são muito conhecidos: serviço, alegria, fé, bondade, paz e assim por diante, como vemos em Gálatas 5,22.
A liberdade está estreitamente ligada ao discipulado, ou seguimento, que aparece nas três leituras deste domingo, e de modo especial no evangelho. Lucas narra o início da longa caminhada para Jerusalém, que vai tomar os 10 capítulos seguintes do seu evangelho.
No trecho lido hoje vemos duas partes distintas e significativas. Na primeira, Jesus manda alguns discípulos a um povoado samaritano a fim de ali conseguirem hospedagem. Os samaritanos eram grandes rivais dos judeus. Eram considerados impuros e por isso os judeus evitavam relacionar-se com eles. Jesus elimina qualquer preconceito racial e quer hospedar-se no meio deles. Os samaritanos, porém, negam hospedagem, o que era uma ofensa muito grande naquele período. Isso justifica a ira e o desejo de vingança de Tiago e João, que pensam mesmo em destruir a aldeia. Novamente Jesus mostra a sua pedagogia do amor e repreende-os, mostrando que o desejo de vingança é pior do que negar hospedagem. Instrui assim sobre a tolerância religiosa e o respeito que cada um de nós também deve ter com os irmãos que professam outros credos e têm outra cultura. Recordemos que a Samaria é a primeira região a receber o evangelho após o Pentecostes.
A segunda parte do evangelho deste domingo apresenta uma série de diálogos de Jesus com diferentes discípulos. A todos eles, Jesus faz o convite para o seguimento, exigindo dedicação plena, renúncia e disponibilidade. O seguimento é exigente, comprometedor, integral e deve estar sempre em primeiro lugar. Todos os interlocutores que se encontram com Jesus pelo caminho são convidados a escolher entre estar com Jesus ou ser contra Ele. Não sabemos a resposta dos discípulos questionados por Jesus neste domingo, se aceitam segui-lo ou não. Isso mostra que Jesus convida, provoca, mas a resposta é pessoal. Cada um escolhe o próprio caminho. Como afirmou o Papa Bento XVI na sua visita a Portugal, Cristo e a Igreja não impõe nada, apenas propõe e todos somos livres para seguir ou não.
No conjunto da liturgia deste domingo vemos que seguir Jesus não é fácil, mas é um caminho recompensador. As leituras mostram que devemos olhar sempre para a frente e não para trás. Olhar sempre com esperança e não com saudade, pois o que está por vir é sempre maior do que o que já foi feito.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dinamismo della santità

La santità è la nostra vocazione principale (come battezzati), è l'essenza della vita cristiana. Essere cristiano vuol dire essere chiamato alla santità. Di questo ci ricorda Gesù che dice ai discepoli: " Siate voi dunque perfetti come è perfetto il Padre vostro celeste " (Mt 5,48); e Paolo che scrive: "Scrivo a tutti voi che siete a Roma e che siete amati da Dio e chiamati alla santità" (Rm 1,7) e "[Cristo] ci ha salvati e ci ha chiamati con una vocazione santa" (2 Timoteo 1,9 - cfr 1Ts 3,13; 4,7; 1Cor 1,2). Nel corso della storia abbiamo molti esempi di santità. Uomini e donne che hanno vissuto questa vocazione cristiana alla perfezione, che hanno vissuto in profondità il Vangelo. Erano persone normali come ognuno di noi, ma hanno vinto tutti i suoi limiti per servire Dio e rispondere alla chiamata alla santità. Come ricorda bene il generale nella sua lettera, “la santità non è lontana dalla vita delle persone comuni”. Ritornando alla questi

Do descarte ao acolhimento

  No seu vídeo do mês de setembro, o Papa Francisco apresenta e questiona algumas contradições do nosso tempo, convidando-nos a rezar pelos “ invisíveis ” da sociedade.  O Papa chama a atenção de todos nós para um problema histórico, mas que tem se agravado na sociedade contemporânea:  a indiferença . Ao mesmo tempo em que o ambiente digital e as novas formas de comunicação, sobretudo as redes sociais, permitem uma superexposição de pessoas e situações, por outro lado essas mesmas redes excluem tudo o que considera “desagradável”, feio, pouco atrativo. Tratam com indiferença um grupo muito grande de pessoas, por não serem “comercialmente interessantes”. No seu vídeo do mês, o Papa indica categorias de pessoas que se tornaram invisíveis por questão de pobreza, dependência, doença mental ou deficiência, mas se pensarmos bem existem tantas outras pessoas excluídas dos perfis digitais maquiados e inflados por diversos estratagemas comerciais a fim de atrair e cativar. Superexposição, de um

32º domingo comum - 9 novembro

Bem-vindos ao meditar a palavra do trigésimo segundo domingo do tempo comum, dia em que a liturgia destaca o tema da vigilância. Diversas vezes ouvimos na sagrada escritura o tema da espera vigilante: não sabemos nem o dia nem a hora que Cristo voltará. No evangelho deste domingo o evangelista Mateus apresenta uma pequena parábola para nos ajudar a reflectir sobre o assunto: há dez virgens a espera do noivo para poder entrar no banquete, cinco são prudentes e cinco são imprudentes. O que significa isso? Recordemos que este trecho do evangelho está inserido no chamado discurso escatológico, o quinto e último dos grandes discursos apresentados por Mateus. Os textos dos próximos domingos também tratarão do mesmo tema, a enfatizar os talentos e o juízo final. Esta parte do evangelho trata da nova vinda de Cristo, que era esperada pelos primeiros cristãos para breve, eminente, próxima. Após a ascensão, todos esperavam a vinda gloriosa e a instauração do reino no mundo. Como esta volta de Cr