Avançar para o conteúdo principal

V DOMINGO DA PÁSCOA


No quinto domingo da Páscoa (2 de maio), continuamos a reflectir sobre o profundo significado da morte e ressurreição de Cristo. As leituras de hoje traçam um interessante percurso que mostra como as comunidades cristãs devem testemunhar o evento pascal e viver no quotidiano as consequências de sua opção pelo evangelho.
O trecho do evangelho de João desta semana corresponde ao início do discurso de despedida. Jesus está reunido com os discípulos para a Ceia. Quando Judas sai do Cenáculo a fim de o entregar, Jesus fala aos discípulos sobre o significado daquele momento. É a sua Hora que está para chegar, é o momento da Sua glorificação. A Glória, no evangelho de João, significa revelação. Recordemos o prólogo de João. Ali lemos: «A palavra fez-se Homem e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória». A glória de Jesus é a revelação plena do projecto de Deus, e ela chegou neste preciso momento. Jesus sabe qual é o seu destino, sabe qual é o seu projecto. Ele manifesta-se plenamente coerente e fiel ao projecto do Pai, até a morte.
A morte de Jesus é a glorificação de Deus. Não pela morte, mas pelo que virá a seguir. Pela possibilidade de Jesus manifestar plenamente a sua divindade, ressuscitando dos mortos e justificando a natureza humana, apagando os nossos pecados. Aos que querem estar em sintonia com ele, Jesus pede apenas uma coisa: que nos amemos uns aos outros. Diz Jesus: «Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros». Nós estamos unidos a Cristo somente se seguirmos este novo mandamento. Ele é o sinal do cristão, a “marca” que nos identifica na sociedade, pois este amor deve estar reflectido em gestos. É amor activo.
As primeiras comunidades cristãs viviam este mandamento de modo muito intenso, como podemos ler nos Actos dos Apóstolos. A primeira leitura de hoje mostra-nos um pouco desta realidade. Lucas descreve o percurso de volta da primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé. Mostra como Deus age pelos apóstolos e como o evangelho é difundido entre os pagãos. Interessante notar neste texto como eram as comunidades e qual era a estratégia de Paulo na evangelização. Por onde passava, Paulo apresentava o evangelho, dando testemunho de Cristo; fundava comunidades, escolhendo anciãos para as dirigir; posteriormente as animava, através de visitas e cartas, a fim de ajudá-las a superar as tribulações e mantê-las unidas na fé e no amor.
Os anciãos têm papel importante. Do termo anciãos, em grego, surgiu a palavra presbíteros, que são os sacerdotes que hoje dirigem as nossas comunidades cristãs. Eles têm a função de animar, fortalecer e presidir a comunidade. Neste ano sacerdotal, somos especialmente convidados a rezar pelos nossos presbíteros, bem como reflectir sobre a sua função e como cada um pode colaborar com o presbítero de sua comunidade para melhor viverem o novo mandamento de Cristo.
Muitas coisas continuam hoje a ameaçar a fé cristã e por isso os cristãos são constantemente convidados a reforçar as suas opções a fim de superar as tempestades e manter-se unidos na fé e no amor até formarem a Nova Jerusalém. Na Jerusalém celeste já não existe o mal. Não há dor, nem morte, nem tristeza. A nova Jerusalém desce do céu, de junto de Deus, e por isso está completamente envolvida pelo amor de Deus que renova todas as coisas através do Seu Filho.
O que falta para a nossa comunidade se tornar a nova Jerusalém? Na resposta a esta pergunta encontraremos o modo concreto de viver o novo mandamento de Cristo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dinamismo della santità

La santità è la nostra vocazione principale (come battezzati), è l'essenza della vita cristiana. Essere cristiano vuol dire essere chiamato alla santità. Di questo ci ricorda Gesù che dice ai discepoli: " Siate voi dunque perfetti come è perfetto il Padre vostro celeste " (Mt 5,48); e Paolo che scrive: "Scrivo a tutti voi che siete a Roma e che siete amati da Dio e chiamati alla santità" (Rm 1,7) e "[Cristo] ci ha salvati e ci ha chiamati con una vocazione santa" (2 Timoteo 1,9 - cfr 1Ts 3,13; 4,7; 1Cor 1,2). Nel corso della storia abbiamo molti esempi di santità. Uomini e donne che hanno vissuto questa vocazione cristiana alla perfezione, che hanno vissuto in profondità il Vangelo. Erano persone normali come ognuno di noi, ma hanno vinto tutti i suoi limiti per servire Dio e rispondere alla chiamata alla santità. Come ricorda bene il generale nella sua lettera, “la santità non è lontana dalla vita delle persone comuni”. Ritornando alla questi

Do descarte ao acolhimento

  No seu vídeo do mês de setembro, o Papa Francisco apresenta e questiona algumas contradições do nosso tempo, convidando-nos a rezar pelos “ invisíveis ” da sociedade.  O Papa chama a atenção de todos nós para um problema histórico, mas que tem se agravado na sociedade contemporânea:  a indiferença . Ao mesmo tempo em que o ambiente digital e as novas formas de comunicação, sobretudo as redes sociais, permitem uma superexposição de pessoas e situações, por outro lado essas mesmas redes excluem tudo o que considera “desagradável”, feio, pouco atrativo. Tratam com indiferença um grupo muito grande de pessoas, por não serem “comercialmente interessantes”. No seu vídeo do mês, o Papa indica categorias de pessoas que se tornaram invisíveis por questão de pobreza, dependência, doença mental ou deficiência, mas se pensarmos bem existem tantas outras pessoas excluídas dos perfis digitais maquiados e inflados por diversos estratagemas comerciais a fim de atrair e cativar. Superexposição, de um

32º domingo comum - 9 novembro

Bem-vindos ao meditar a palavra do trigésimo segundo domingo do tempo comum, dia em que a liturgia destaca o tema da vigilância. Diversas vezes ouvimos na sagrada escritura o tema da espera vigilante: não sabemos nem o dia nem a hora que Cristo voltará. No evangelho deste domingo o evangelista Mateus apresenta uma pequena parábola para nos ajudar a reflectir sobre o assunto: há dez virgens a espera do noivo para poder entrar no banquete, cinco são prudentes e cinco são imprudentes. O que significa isso? Recordemos que este trecho do evangelho está inserido no chamado discurso escatológico, o quinto e último dos grandes discursos apresentados por Mateus. Os textos dos próximos domingos também tratarão do mesmo tema, a enfatizar os talentos e o juízo final. Esta parte do evangelho trata da nova vinda de Cristo, que era esperada pelos primeiros cristãos para breve, eminente, próxima. Após a ascensão, todos esperavam a vinda gloriosa e a instauração do reino no mundo. Como esta volta de Cr