Avançar para o conteúdo principal

A Partilha


Neste 32º domingo do tempo comum, a liturgia nos reserva uma importante lição sobre a doação e a partilha, seja do que temos, seja do que somos. As leituras estão centradas na história de duas viúvas, uma do antigo testamento, no tempo de Elias, e outra no tempo de Jesus. Duas viúvas que doam tudo o que tem. A primeira recebe a bênção eterna de Deus, a segunda recebe um elogio de Cristo e certamente a participação no reino.

Nas leituras de hoje vamos ver principalmente que partilhar não depende da abundância de bens, mas da atitude de doação, do amor que se tem no coração.


A primeira leitura é tirada do livro de Reis e mostra o início da missão de Elias. É chamado o início do ciclo de Elias. O profeta chega à Fenícia, uma terra que enfrenta um grande período de seca, atribuído principalmente à idolatria, pois ali se adorava o deus Baal. Elias encontra-se com uma viúva, na cidade de Sarepta. É uma cena forte de fome, dor, decepção, tristeza. A mulher e o filho “esperam a morte”, sem esperança, devido à seca. Aqui a seca significa claramente a ausência de Deus. O culto a Baal afastou Deus daquela região, e agora eles pagam o preço de suas escolhas. Elias chega para devolver a alegria e a esperança àquele povo do norte. Mas para isso eles precisam confiar em Deus. Mesmo sem conhecer o Deus Uno, a mulher demonstra fé e confia nas palavras de Elias. E recebe a sua recompensa.


No evangelho vemos a história de outra viúva generosa. As viúvas eram muito exploradas no tempo de Jesus, pois a sociedade machista da época centrava-se no homem como chefe de família. Sem o marido, a mulher caía nas mãos dos exploradores, em geral os escribas, que cobravam altas comissões para defender os seus direitos. Jesus denuncia esta injustiça, acusando os escribas. Jesus diz: «Acautelai-vos dos escribas, que gostam de exibir longas vestes, de receber cumprimentos nas praças, de ocupar os primeiros assentos nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes. Devoram as casas das viúvas, com pretexto de fazerem longas rezas. Estes receberão uma sentença mais severa».


Os escribas as eram os advogados da época, que conheciam a lei a fundo e sabia manipulá-la em proveito próprio. Jesus não aceita esta situação e denuncia no Templo, que não era apenas o centro religioso, mas também o centro político e económico da época. Ali era onde quase tudo acontecia, inclusive as ofertas. Ao ver a pobre viúva dar duas moedas, Jesus fica comovido e tece um largo elogio: «Esta pobre viúva deitou na caixa mais do que todos os outros.»


A oferta da viúva é a mais sincera e a exemplo da viúva de Sarepta, não dá daquilo que lhe sobra, mas dá tudo o que têm, confiando que Deus lhe retribuirá. É um valioso exemplo de entrega total nas mãos de Deus, de confiança absoluta, de entrega da vida a Deus. Sem conhecer os 613 preceitos estudados pelos escribas, a viúva os cumpriu a todos, dando a Deus o que é de Deus.


Este trecho marca o fim da vida pública de Jesus, é o seu último ensinamento público. Jesus prepara-se agora para o caminho da cruz, onde manifestará a sua divindade e realizará o verdadeiro sacrifício pela remissão dos pecados do mundo. Na carta aos hebreus vemos descrito o sacerdócio de Cristo, que oferece um sacrifício único e definitivo. Os sumo-sacerdotes judeus ofereciam o sacrifício anual no chamado “santo dos santos”, uma parte reservada do templo. Jesus, ao contrário, oferece o seu sacrifício uma só vez, no céu. Vemos aqui a referência à sua Ascensão ao céu, de onde voltará na Parusia para salvar a todos os que o esperam e têm fé.


Em cada eucaristia fazemos memorial do único sacrifício de Cristo. Por isso, vivamos intensamente este momento, meditando sobre o seu significado e a grande mudança de vida que ele nos proporciona. Que a palavra de Deus e o corpo de Cristo que recebemos na eucaristia fortaleçam em nós a alegria e a esperança, trazendo Deus para perto de nós e acabando com a “seca” provocada pelo culto aos falsos deuses da sociedade actual.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dinamismo della santità

La santità è la nostra vocazione principale (come battezzati), è l'essenza della vita cristiana. Essere cristiano vuol dire essere chiamato alla santità. Di questo ci ricorda Gesù che dice ai discepoli: " Siate voi dunque perfetti come è perfetto il Padre vostro celeste " (Mt 5,48); e Paolo che scrive: "Scrivo a tutti voi che siete a Roma e che siete amati da Dio e chiamati alla santità" (Rm 1,7) e "[Cristo] ci ha salvati e ci ha chiamati con una vocazione santa" (2 Timoteo 1,9 - cfr 1Ts 3,13; 4,7; 1Cor 1,2). Nel corso della storia abbiamo molti esempi di santità. Uomini e donne che hanno vissuto questa vocazione cristiana alla perfezione, che hanno vissuto in profondità il Vangelo. Erano persone normali come ognuno di noi, ma hanno vinto tutti i suoi limiti per servire Dio e rispondere alla chiamata alla santità. Come ricorda bene il generale nella sua lettera, “la santità non è lontana dalla vita delle persone comuni”. Ritornando alla questi

Do descarte ao acolhimento

  No seu vídeo do mês de setembro, o Papa Francisco apresenta e questiona algumas contradições do nosso tempo, convidando-nos a rezar pelos “ invisíveis ” da sociedade.  O Papa chama a atenção de todos nós para um problema histórico, mas que tem se agravado na sociedade contemporânea:  a indiferença . Ao mesmo tempo em que o ambiente digital e as novas formas de comunicação, sobretudo as redes sociais, permitem uma superexposição de pessoas e situações, por outro lado essas mesmas redes excluem tudo o que considera “desagradável”, feio, pouco atrativo. Tratam com indiferença um grupo muito grande de pessoas, por não serem “comercialmente interessantes”. No seu vídeo do mês, o Papa indica categorias de pessoas que se tornaram invisíveis por questão de pobreza, dependência, doença mental ou deficiência, mas se pensarmos bem existem tantas outras pessoas excluídas dos perfis digitais maquiados e inflados por diversos estratagemas comerciais a fim de atrair e cativar. Superexposição, de um

32º domingo comum - 9 novembro

Bem-vindos ao meditar a palavra do trigésimo segundo domingo do tempo comum, dia em que a liturgia destaca o tema da vigilância. Diversas vezes ouvimos na sagrada escritura o tema da espera vigilante: não sabemos nem o dia nem a hora que Cristo voltará. No evangelho deste domingo o evangelista Mateus apresenta uma pequena parábola para nos ajudar a reflectir sobre o assunto: há dez virgens a espera do noivo para poder entrar no banquete, cinco são prudentes e cinco são imprudentes. O que significa isso? Recordemos que este trecho do evangelho está inserido no chamado discurso escatológico, o quinto e último dos grandes discursos apresentados por Mateus. Os textos dos próximos domingos também tratarão do mesmo tema, a enfatizar os talentos e o juízo final. Esta parte do evangelho trata da nova vinda de Cristo, que era esperada pelos primeiros cristãos para breve, eminente, próxima. Após a ascensão, todos esperavam a vinda gloriosa e a instauração do reino no mundo. Como esta volta de Cr