Avançar para o conteúdo principal

3º domingo da quaresma


O tema central deste domingo é a vida e a liberdade. Deus quer a vida e a liberdade do seu povo, por isso alerta-nos para tudo o que gera a morte.
Na leitura do livro do êxodo vemos Moisés a cuidar do rebanho. Moisés vê uma sarça a arder e sente algo especial. Ao aproximar-se, o próprio Deus lhe chama e atribui uma importante missão: ser o Seu representante para conduzir o povo para a liberdade, para a terra prometida, fértil, para a vida nova. Deus vê o sofrimento do povo no Egito e sente compaixão. Deus ouve o clamor dos que sofrem, é solidário com os fracos e oprimidos e por isso age na história. Moisés é um dos exemplos da acção de Deus no mundo. Deus, “Aquele que é”, é o Senhor da história, é o todo-poderoso, o ser supremo.
O fogo é um símbolo muitas vezes utilizado para exprimir a divindade, como por exemplo quando falamos do Espírito Santo. A sarça vista por Moisés não se consome porque é o altar escolhido por Deus para manifestar-se, assim como em cada eucaristia Deus se manifesta através do corpo e sangue que comungamos.
Na leitura do livro de Coríntios, Paulo faz uma releitura deste facto e de alguns outros do Antigo Testamento. Seu objectivo é mostrar que a história do povo deve ser exemplo para a comunidade cristã. Paulo recorda a saída do Egipto e a acção de Deus libertador. Recorda o alimento que receberam no deserto, mas afirma que nem todos aproximaram-se de Deus. Apesar de todos terem vivido a mesma experiência, nem todos interpretaram do mesmo modo, nem todos reconheceram a acção de Deus misericordioso. Isso serve para mostrar-nos que não basta sermos baptizados ou participar da eucaristia, é preciso reconhecer a acção de Deus na nossa vida, é preciso reconhecer que Deus nos conduz. Paulo pede confiança e perseverança aos primeiros cristãos que vivem um momento de dificuldade, com perseguições e ameaças. O alimento espiritual dos primeiros cristãos é o mesmo que o nosso: a eucaristia. Todos comemos e bebemos, mas isso não basta. Paulo afirma que nem todos que foram alimentados agradaram a Deus. Além de comungar do corpo e sangue de Cristo, devemos agradar a Deus, ou seja, agir coerentemente, a fim de não morrermos como alguns judeus no deserto.

É preciso um caminho constante de conversão e arrependimento, como nos mostra Lucas, no seu evangelho. Jesus apresenta algumas tragédias históricas e a partir dela dá-nos um importante ensinamento. Ao contrário do que alguns judeus acreditavam, Deus não castiga ninguém. Deus é amor. Deus quer a vida e a liberdade. Como então seria capaz de castigar? Deus é tão bom, generoso e paciente que nos dá sempre uma nova oportunidade para mostrarmos os nossos frutos.
A figueira da parábola simboliza o povo de Israel, mas representa também cada um de nós hoje. No evangelho de Mateus, é o próprio Jesus que faz a figueira secar por não dar frutos. Lucas apresenta o episódio em forma de parábola, mas o significado é o mesmo. Quem não dá frutos deve ser “cortado”, não merece existir. Mas há sempre a possibilidade de mudança, de conversão, porque Deus é amor e quer a nossa salvação. Deus dá-nos quantas oportunidades precisarmos para seguirmos o seu projecto. Somente quem não aceita este projecto é que destrói-se a si mesmo, não dá frutos e por consequência não tem vida verdadeira.
A quaresma é o caminho de conversão e de penitência. É um momento privilegiado para analisarmos os nossos frutos, para reflectirmos sobre a nossa vida, sobre o nosso modo de ser cristão. Em Jesus vemos o rosto de Deus, o seu amor, a sua bondade, por isso quando aceitamos Cristo temos vida e produzimos muitos frutos bons. Mas aceitar Jesus não é uma acção passiva. É activa, implica numa acção concreta. Deus é paciente e compreensivo, quer a nossa felicidade sempre. Cada um de nós, no entanto, deve pensar sobre quais os frutos que Deus espera de si.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dinamismo della santità

La santità è la nostra vocazione principale (come battezzati), è l'essenza della vita cristiana. Essere cristiano vuol dire essere chiamato alla santità. Di questo ci ricorda Gesù che dice ai discepoli: " Siate voi dunque perfetti come è perfetto il Padre vostro celeste " (Mt 5,48); e Paolo che scrive: "Scrivo a tutti voi che siete a Roma e che siete amati da Dio e chiamati alla santità" (Rm 1,7) e "[Cristo] ci ha salvati e ci ha chiamati con una vocazione santa" (2 Timoteo 1,9 - cfr 1Ts 3,13; 4,7; 1Cor 1,2). Nel corso della storia abbiamo molti esempi di santità. Uomini e donne che hanno vissuto questa vocazione cristiana alla perfezione, che hanno vissuto in profondità il Vangelo. Erano persone normali come ognuno di noi, ma hanno vinto tutti i suoi limiti per servire Dio e rispondere alla chiamata alla santità. Come ricorda bene il generale nella sua lettera, “la santità non è lontana dalla vita delle persone comuni”. Ritornando alla questi

Do descarte ao acolhimento

  No seu vídeo do mês de setembro, o Papa Francisco apresenta e questiona algumas contradições do nosso tempo, convidando-nos a rezar pelos “ invisíveis ” da sociedade.  O Papa chama a atenção de todos nós para um problema histórico, mas que tem se agravado na sociedade contemporânea:  a indiferença . Ao mesmo tempo em que o ambiente digital e as novas formas de comunicação, sobretudo as redes sociais, permitem uma superexposição de pessoas e situações, por outro lado essas mesmas redes excluem tudo o que considera “desagradável”, feio, pouco atrativo. Tratam com indiferença um grupo muito grande de pessoas, por não serem “comercialmente interessantes”. No seu vídeo do mês, o Papa indica categorias de pessoas que se tornaram invisíveis por questão de pobreza, dependência, doença mental ou deficiência, mas se pensarmos bem existem tantas outras pessoas excluídas dos perfis digitais maquiados e inflados por diversos estratagemas comerciais a fim de atrair e cativar. Superexposição, de um

32º domingo comum - 9 novembro

Bem-vindos ao meditar a palavra do trigésimo segundo domingo do tempo comum, dia em que a liturgia destaca o tema da vigilância. Diversas vezes ouvimos na sagrada escritura o tema da espera vigilante: não sabemos nem o dia nem a hora que Cristo voltará. No evangelho deste domingo o evangelista Mateus apresenta uma pequena parábola para nos ajudar a reflectir sobre o assunto: há dez virgens a espera do noivo para poder entrar no banquete, cinco são prudentes e cinco são imprudentes. O que significa isso? Recordemos que este trecho do evangelho está inserido no chamado discurso escatológico, o quinto e último dos grandes discursos apresentados por Mateus. Os textos dos próximos domingos também tratarão do mesmo tema, a enfatizar os talentos e o juízo final. Esta parte do evangelho trata da nova vinda de Cristo, que era esperada pelos primeiros cristãos para breve, eminente, próxima. Após a ascensão, todos esperavam a vinda gloriosa e a instauração do reino no mundo. Como esta volta de Cr