Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de setembro, 2020

A mulher na Igreja

Neste mês do Rosário, e portanto de Nossa Senhora, o Papa nos convida a valorizar o rosto laico e feminino da Igreja. Exorta-nos a rezar pela missão dos leigos e de modo muito particular pela missão das mulheres: “rezemos para que, em virtude do batismo, os fiéis leigos, em especial as mulheres, participem mais nas instâncias de responsabilidade da Igreja”.   A figura de Maria é sempre muito valorizada pelo Papa Francisco, e por consequência ele associa todas as mulheres ao papel específico da ternura e da fecundidade característico da Mãe de Jesus. A sua intenção de oração deste mês enfatiza o desejo de que cada mulher possa ser valorizada e incentivada cada vez mais a manifestar na sociedade e na Igreja a sua fecundidade e capacidades que geram bons frutos. Este anseio de ver a mulher “nas instâncias de responsabilidade da Igreja” é presente nos seus discursos e na sua prática desde o início do pontificado, prova disso é que a presença de mulheres em posições de liderança na Cúria Ro

Forçados, como Jesus Cristo, a fugir!

"Forçados, como Jesus Cristo, a fugir:  Acolher, proteger, promover e integrar os deslocados internos" é o tema do 106º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, celebrado neste domingo, 27 de setembro. O tema, assim como a mensagem escrita pelo Papa Francisco para esta especial ocasião, se inspira na narração da Fuga para o Egito, do evangelho de Mateus. A leitura do capítulo 2 de Mateus ilumina muito a nossa vida hoje, marcada por tantas dores e perseguições, mas também por tanta desobediência e individualismo. Mateus nos ensina sobretudo que devemos estar atentos à voz de Deus. No contexto bíblico, o sonho é lugar de diálogo com Deus, o modo dele falar com o ser humano. Mas hoje poderíamos estender este lugar aos sacramentos, à oração, à Palavra... são  lugares de encontro e de diálogo com Deus, mas que só se concretiza quando nos colocamos em uma postura humilde de escuta. Este é um elemento da comunicação muito escasso hoje, apesar de ser uma das bases fundamentais sem as

Respeito ao planeta

Neste mês o Papa nos propõe como objeto de oração e reflexão um tema muito delicado e fundamental para o nosso futuro: o respeito pelos recursos do planeta. Mais precisamente, a intenção de oração de setembro assim nos exorta: “rezemos para que os recursos do planeta não sejam saqueados, mas partilhados de forma justa e respeitosa.” A questão ecológica é uma das preocupações centrais no Pontificado de Francisco, pois ele é profundamente consciente da relação que a dimensão ecológica tem com as dimensões humana e espiritual. A situação de pandemia que vivemos reforça ainda mais esta preocupação. “Tudo está interligado”, insiste o Papa em todo o seu magistério, mas de modo particular na Encíclica  Laudato si’  (LS), sobre o cuidado da casa comum, publicada no ano 2015. Afirmar que “tudo está interligado” – tudo está conectado, tudo está em relação – significa dizer que “a existência humana se baseia sobre três relações fundamentais intimamente ligadas: as relações com Deus, com o próximo