Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de setembro, 2018

Marta e Maria, paradigmas da comunicação

Uma ativa, a outra contemplativa. Uma discursiva, a outra dialógico-relacional. Uma verbal, a outra corporal. Uma racional, a outra emotiva. Uma técnica e mecânica, a outra espontânea e dinâmica. Uma linear e unidirecional, a outra circular e interativa. Uma metódica e sistemática, a outra simples e aberta. Uma hierárquica, a outra horizontal. Uma autorreferencial, a outra colaborativa... Pelo título acima, certamente você está pensando nas duas personagens evangélicas, grandes amigas de Jesus: Marta e Maria. Entretanto tenho em mente também duas formas de comunicar, dois paradigmas da comunicação, dois modelos diferentes, mas complementares, neste sentido exatamente como as irmãs de Betânia.  Marta pode ser identificada como protótipo da comunicação social, ou  massmedia , envolta em seu ativismo e na sua organização. Sempre em movimento, em busca de resultados, incapaz de fazer pausas ou silêncios. Como uma torneira sempre aberta, jorra o seu conteúdo independentemente do fato

Jornada da Palavra de Deus

A Bíblia é um grande tesouro. Uma das maiores riquezas que a Igreja possui. Não é um simples livro, mas uma dimensão do próprio Cristo, expressão concreta do Seu Evangelho, da Sua Palavra. É uma palavra viva, em contínua ação. Exatamente por isso afirmamos, como está bem expresso na exortação apostólica  Verbum domini , que o cristianismo não é uma religião do livro, mas é a religião da Palavra, do Verbo encarnado e vivente.  Abrir a Bíblia e percorrer os seus maravilhosos caminhos é para aquele que crê como atravessar pela porta que conduz ao mistério de Deus: das páginas do Antigo Testamento às do Novo Testamento descobrimos a identidade dos crentes e o local da manifestação de Deus. Cada vez que lemos a Bíblia, estamos dando forma e atualização ao anúncio de Cristo, por isso ela é central na nossa vida de fé.  Tradicionalmente o mês de Setembro é dedicado à Palavra de Deus. Para reforçar ainda mais esta celebração, o Papa Francisco, na sua carta apostólica  Misericordia et m

Meditação - XXIV domingo do Tempo Comum

Neste 24º domingo do tempo comum a liturgia da Palavra nos convida a meditar sobre a messianidade de Jesus. Um termo complexo, mas que o evangelista Marcos apresenta de modo muito preciso. O evangelho de Marcos foi o primeiro a ser escrito, cerca do ano 70. Foi a primeira catequese para os cristãos das comunidades primitivas. Todo o evangelho de Marcos é orientado pela pergunta: "Quem é Jesus?" No trecho que lemos neste domingo há a primeira resposta explícita. Em Cesareia de Filipe, perante as opiniões dos outros, Jesus incita os seus discípulos a pronunciarem-se: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Pedro é o porta-voz do grupo e diz: «Tu és o Messias», o Filho de Deus. Mas ainda não é a hora de que isso seja revelado, por isso Jesus manda Pedro se calar. O reconhecimento de Pedro marca uma mudança fundamental no evangelho de Marcos. Está exatamente ao meio do evangelho e divide a primeira da segunda parte. Até aqui o objetivo era fazer reconhecer Jesus como o Messias,

Ajudar os jovens!

Setembro, mês da Palavra, é também o mês em que o Papa nos confia a oração pelos jovens africanos: “ para que os jovens do continente africano tenham acesso à educação e ao trabalho no próprio país”, pede o Papa.  Durante os últimos meses, ou mesmo os últimos anos, a Europa está a ser o destino de uma grande onda de imigração, recebendo uma multidão de refugiados provenientes especialmente do continente africano. Não se pode negar que um movimento migratório como este traz consigo uma série de consequências, muitas delas negativas. A população que o recebe se sente invadida, tolhida dos seus direitos, da sua privacidade, da sua tranquilidade, do seu bem estar, etc. São tantas as críticas, os comentários negativos, os julgamentos. Também são imensas as  fake news envolvendo estes imigrantes que levam naturalmente ao preconceitos e em geral “aumentam” o problema e não ajudam a buscar soluções.  A intenção de oração que o Papa Francisco nos propõe este mês, além de nos colocar nes