Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de setembro, 2017

Caridade da verdade

“O que é a verdade?”, indagou Pilatos ao interrogar Jesus. Uma pergunta retórica, porque o próprio Jesus já havia respondido a esta questão algum tempo antes, segundo narra o evangelista João no capítulo 14,6. Apesar da resposta clara e objetiva, dois mil anos depois a dúvida de Pilatos persiste. A análise da mídia atual, por exemplo, é uma excelente forma de constatarmos o quanto a nossa sociedade continua carente de verdade. Ouvimos discursos demagógicos e opiniões totalmente divergentes; presenciamos diariamente a manipulação e o jogo de interesses que trazem péssimas consequências; vemos ações que se contradizem e uma série de contrainformação que por vezes nos deixam desorientados. Diante deste cenário, permanece a incerteza: onde está a verdade? Em que e em quem podemos confiar? Para nós, no entanto, a única resposta continua a ser Jo 14,6: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Jesus Cristo é a Verdade. E como verdadeiros discípulos de Jesus, também nós (Família Paulina)

Domingo da Palavra

A Bíblia é um grande tesouro. Uma das maiores riquezas que a Igreja possui. Não é um simples livro, mas uma dimensão do próprio Cristo, expressão concreta do Seu Evangelho, da Sua Palavra. É uma palavra viva, em contínua ação. Exatamente por isso afirmamos, como está bem expresso na exortação apostólica Verbum domini , que o Cristianismo não é uma religião do livro, mas é a religião da Palavra, do Verbo encarnado e vivente. Abrir a Bíblia e percorrer os seus maravilhosos caminhos é para aquele que crê como atravessar pela porta que conduz ao mistério de Deus: das páginas do Antigo Testamento às do Novo Testamento descobrimos a identidade dos crentes e o local da manifestação de Deus. Cada vez que lemos a Bíblia, estamos dando forma e atualização ao anúncio de Cristo, por isso ela é central na nossa vida de fé. Tradicionalmente o mês de Setembro é dedicado à Palavra de Deus. Neste ano, entretanto, o mês da Bíblia se reveste de um caráter particular, pois o Papa Francisco, na sua

Palavras vivas

Os cristãos, por aproximação e imitação de Cristo, a “pedra viva”, tornam-se “pedras vivas” na construção do edifício espiritual, diz-nos Pedro na sua carta (1Pd 2,4-5). Esta mesma analogia pode ser aplicada às muitas histórias e parábolas que ao longo dos séculos procuraram retransmitir a profundidade e beleza da Palavra Viva presente na Bíblia. A Palavra de Deus é uma fonte inesgotável, um verdadeiro tesouro, e exatamente por isso ela transcende-se; e o seu conteúdo assume diversas outras formas, sem nunca deixar de ser Palavra viva e eficaz. Vemos assim surgir inumeráveis “palavras vivas”, em diferentes línguas, escritas por diferentes autores e em diferentes estilos, em muitos períodos da história. São na verdade tentativas de adaptar a mensagem bíblica a diferentes realidades, contextos e públicos. O evangelho transforma-se em matéria-prima que dá origem a muitas outras formas de comunicação, a muitos livros, parábolas, fábulas, romances, novelas, e-books… Muitos podem se