Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2010

13º domingo do tempo comum

Caros ouvintes, bem vindos ao “meditar a palavra”. Neste 13º domingo do tempo comum, as leituras convidam-nos a reflectir sobre o tema do seguimento. Logo na primeira leitura, do livro dos Reis, vemos narrada a unção do profeta Eliseu. Enviado por Deus, Elias vai a procura de Eliseu e passa sobre ele o seu manto, num sinal de escolha e unção. O manto é o símbolo da actividade profética, que é empenhativa, exigente e deve estar acima da família, dos bens e do trabalho. Eliseu mostra-se totalmente disponível a este chamamento e logo se põe a caminho, respondendo com firmeza e sem hesitação, diferente de Moisés e Jeremias, por exemplo. Uma nota interessante deste texto é que o chamamento de Eliseu acontece no quotidiano, enquanto arava o campo, e não do templo ou durante uma cerimónia religiosa. Isso é muito significativo para nós hoje, pois mostra que todos nós devemos estar atentos aos sinais que Deus nos dá no nosso quotidiano. A nossa vocação é revelada nas actividades diárias que des

O CORPO DE DEUS

No primeiro dia do tríduo pascal, quinta-feira santa, celebramos a Ceia do Senhor. É o momento no qual fazemos memória da Instituição da Eucaristia. Reunido com os Seus apóstolos, Jesus tomou o pão e o vinho e os consagrou. Ao partir o pão, disse: “Isto é o meu corpo”; e ao distribuir o vinho, disse: “Isto é o meu sangue”. Partilhar do Corpo e Sangue de Cristo é entrar em verdadeira comunhão com a Sua vida e missão. É deixar-se transformar por Ele. É sinal de extrema aceitação do Seu evangelho e união com o Seu projecto. É o sinal da nova aliança entre Deus e a humanidade. Em todas as celebrações eucarísticas revivemos este mistério e Cristo se torna presença real em nosso meio através do Seu Corpo e Sangue transubstanciados. Mesmo assim, ao longo da história sempre houve a necessidade de destacar a importância e profundidade do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor, surgindo já no século XIII a Solenidade de Corpus Christi (Corpo do Senhor, Corpo de Deus), instituída pelo Papa Urbano IV