Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2010

Conversão de São Paulo - 25 Janeiro

Paulo não pertenceu ao grupo dos Doze, mas a partir da sua conversão foi considerado Apóstolo, pois teve um contacto directo com o Senhor. Enquanto ia pelo caminho de Damasco prender os cristãos, ouviu uma voz que lhe disse: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” Assim que percebeu que era Cristo quem o chamava, converteu-se e tornou-se grande divulgador do Evangelho, através da pregação, da fundação de comunidades e de diversas cartas. É um dos pilares da Igreja e sua festa é celebrada desde o século VIII.

Amizade...

Amizade... É um papo descontraído É uma brincadeira criativa É um abraço espontâneo É um beijo inesperado É uma roda de chimarrão É um toque de bola É uma leitura conjunta É presença certa É alguém ao seu lado sempre...

Semana Oração pela Unidade dos Cristãos

Iniciamos hoje a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que irá até o dia 25. Essa data foi proposta em 1908 por Paul Watson porque cobria o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo e tinha, portanto, um significado simbólico. A cada ano a Santa Sé propõe um tema, sendo o deste ano: «Vós sois as testemunhas disso» (Lc 24,48), com reflexões e celebrações preparadas pela igreja da Escócia. Durante os oito dias de Oração pela Unidade dos Cristãos, somos convidados a ler e reflectir todo o capítulo 24 do evangelho de Lucas, dedicando especial atenção às perguntas feitas por Jesus aos discípulos e pelos discípulos a Jesus. «Cada um desses questionamentos nos possibilitará destacar um modo particular de testemunhar o Ressuscitado. Cada um deles nos convida a pensar sobre nossa situação de divisão eclesial e sobre como, concretamente, podemos remediar isso. Já somos testemunhas e precisamos nos tornar testemunhas melhores. Como?», questiona-nos o documento preparatório. Para os gru

O Baptismo do Senhor

No próximo domingo, 10 de Janeiro, celebramos o Baptismo do Senhor, a festa que encerra o ciclo do Natal. Celebrar o Baptismo de Jesus é muito mais do que recordar um facto histórico ocorrido na vida de Cristo. O Seu Baptismo revela quem Ele é, qual é a Sua missão, quem são os Seus seguidores e o que são chamados a realizar na nova sociedade. Na primeira leitura lemos o primeiro cântico do Servo do Senhor, de Isaías. A tradição cristã sempre viu no servo sofredor do livro de Isaías a figura de Cristo, ungido para proclamar a justiça ao povo. O servo não implantará a justiça pela força, mas pela mansidão. Sobre Ele repousa o Espírito, como veremos no evangelho. Deus o ungiu, o elegeu, e por isso protege-o. O servo é aquele que possui o Espírito de Deus, é aquele que levará a justiça ao mundo, é o porta voz do projecto de Deus no tempo e na sociedade. O servo do Senhor é, assim, sacerdote, rei e profeta, as três dimensões do múnus de Cristo. O profeta Isaías diz-nos, ainda, que o servo é