Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2021

Fé e direitos fundamentais

Quando falamos de governos totalitários, falta de democracia, ditadura ou autoritarismo, diversas imagens vêm à nossa mente. O fascismo e o nazismo ocupam certamente um posto central, pela crueldade que promoveram. Do mesmo modo o comunismo no Leste Europeu que também fez milhares de vítimas, realidade denunciada e combatida pelo Papa João Paulo II. O grande problema é que os governos autoritários não são coisas do passado: ainda continuam espalhados pelos cinco continentes. Exatamente por isso o Papa Francisco nos convida a rezar durante este mês “ por aqueles que arriscam a vida lutando pelos direitos fundamentais nas ditaduras, nos regimes autoritários e também nas democracias em crise ”. A intenção de oração do Papa procura valorizar e reafirmar os direitos humanos fundamentais. Uma ditadura condiciona não apenas a democracia, mas tantos outros direitos, como a liberdade de expressão, liberdade de ir e vir, liberdade política e ideológica, liberdade religiosa e assim por diante. Se

Reconciliação e misericórdia

Estamos em plena Quaresma, tempo muito significativo para a comunidade cristã. Tempo no qual somos convidados a intensificar o silêncio, o jejum, a abstinência, a oração, a meditação da Palavra. Tempo de preparação, de reflexão, propício para acompanharmos a vida de Cristo e toda a sua trajetória de doação e amor. Tempo, também, no qual somos exortados a valorizar de modo especial o sacramento da reconciliação. Esse é o desafio que o Papa Francisco nos faz através da sua intenção de oração para o mês de março: “para que vivamos o sacramento da Reconciliação com uma profundidade renovada, para saborear a infinita misericórdia de Deus”. É muito interessante analisar detalhadamente o pedido do Papa, iniciando pela relação que ele faz entre esse Sacramento e a misericórdia de Deus. É comum hoje ouvir pessoas dizerem que não se confessam porque não precisam de um intermediário, neste caso o sacerdote confessor, para fazer o seu exame de consciência e pedir perdão a Deus. Muitos defendem que

Contra a violência

Neste mês de fevereiro, quando iniciamos o caminho quaresmal – marcado pela penitência, realização constante de jejuns, conversão e preparação dos catecúmenos para o batismo – o Papa Francisco nos convida a refletir e ter presente nas nossas orações um tema muito delicado: a violência contra as mulheres. Mais especificamente, a sua intenção de oração pede para que “rezemos pelas mulheres vítimas de violência, para que sejam protegidas pela sociedade e os seus sofrimentos sejam considerados e escutados”. A sensibilidade do Papa pelos mais frágeis e necessitados é visível em todas suas ações e mensagens. São constantes as suas denúncias contra realidades e contextos de opressão e exploração, e mais frequentes ainda são suas iniciativas em favor dos excluídos. A intenção de oração do mês se insere nesse itinerário de Francisco de recordar e rezar pelas categorias que vivem a Quaresma o ano inteiro, que conhecem de perto a dor, mas poucas vezes são tocadas pela alegria da ressurreição.  Um