Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2018

Viemos adorar o Senhor!

Hoje celebramos a solenidade da Epifania do Senhor. Esta é uma festa cheia de beleza e simbologia, que nos convida a meditar sobre a revelação de Deus e a salvação de todos os seres humanos. Epifania significa precisamente “revelação” ou “manifestação”. É a Revelação definitiva de Deus aos homens através de Seu Filho encarnado. Jesus é o verdadeiro Deus, verdadeiro Senhor e Rei, o Messias esperado por séculos e anunciado pelos profetas. A liturgia da epifania está em íntima sintonia com o Natal e procura nos mostrar que o nascimento de Jesus traz uma grande novidade. É o próprio Deus que se torna homem para salvar a humanidade. É a abertura da salvação a todos, é uma nova aliança, não mais com o povo hebreu, mas agora com toda a humanidade. A primeira leitura, do livro de Isaías, mostra-nos como Deus ilumina a sociedade e as pessoas. O mundo vive nas trevas, mas é iluminado por Deus. Isaías procura devolver a esperança ao povo hebreu que sofreu muito no exílio da Babilónia. Mo

Liberdade religiosa

Neste mês de janeiro o Papa confia-nos a seguinte intenção de oração: “Para que, nos países asiáticos, os cristãos, assim como as outras minorias religiosas possam viver a sua fé com toda a liberdade.” Uma necessidade urgente e atual devido às constantes perseguições contra os cristãos em diversos países do Oriente. O crescente extremismo religioso, particularmente aquele islâmico, tem gerado imensos problemas e dificuldades para a vivência da fé cristã em diversos países. Em muitos casos chega-se ao extremo da punição com a destruição de igrejas e a morte de fiéis, uma forma contemporânea de martírio, como tem ressaltado inclusive o Papa Francisco em diversas mensagens nas quais pede a paz e a liberdade religiosa. No ano que apenas terminamos muitos foram os casos tristes e dolorosos de perseguição e morte dos nossos irmãos católicos e de outras denominações cristãs em países do Oriente Medio, mas também em países onde se esperava maior serenidade, como nas Filipinas e China. De